Produto: tomate

 

Local:

Tel: (21) 9 7665 6906

Contato: Isabel Michi Yamaguchi Xavier

 

“Eu, Isabel Michi Yamaguchi Xavier, nasci filha de agricultores japoneses que chegaram na década de 60. Meus pais tiveram todas as dificuldades, tristezas e alegrias próprias do homem do campo.
Sou a sétima filha no total de 8 irmãos… Lembro-me que trabalhávamos todos os dias (feriado nem em sonho…) querendo conquistar dias melhores… O trabalho só custava a próxima lavoura.
Sem perspectiva os filhos foram a procura de seus destinos… Muito triste, não podíamos sonhar em cursos, pré-vestibular e universidade. No ano de 1992, aos 21 anos tive o primeiro contato com a agricultura agroecológica e voltei super “assustada” (Fazenda do Nasser).
‘Como as pessoas podem comer aquilo?’ Aspecto feio, cheio de furo, mordida de inseto, mancha.. Só enxerguei o que havia por fora (beleza não vai a mesa).
Acredito que foi ali que uma semente de indagação se instalou nos pensamentos, fora o marido que tive o prazer de conhecer.
Casei aos 25 e cuidei dos meus filhos até o mais velho completar 10 anos, ele me ajudou muito, Gabriel. Foi quando retornei a minha origem, cuidar da terra, agora com novas práticas e conceitos. Fiz parte do grupo SerOrgânico e hoje pertenço ao grupo SPG Raiz Forte, com agricultores e novos campesinos, vizinhos e outros agricultores de Seropédica, Piraí, Paracambi, Itaguaí, Mangaratiba, Cachoeiras de Macacu.”

 

<< Voltar para Produtores