As compras coletivas realizadas através da Rede Ecológica são uma modalidade de consumo consciente, concretizada a partir de uma relação direta com os pequenos produtores agroecológicos, fomentando a economia solidária. As compras coletivas permitem aos consumidores o acesso a um conjunto de produtos ecológicos, de qualidade, a um preço justo. São compras diferentes das lojas, feiras e supermercados porque envolvem compromissos do consumidor com os princípios da Rede.

Encomendas

A partir de abril de 2013, as encomendas passaram a ser feitas através de um sistema online, o que dinamiza o processo e evita erros. As datas e os prazos para as encomendas, bem como a listagem e os preços dos produtos disponíveis, estão reunidos nesse sistema online, ao qual o cestante passa a ter acesso após se associar.

A Rede incentiva fortemente que se formem outras redes como a nossa, e por isso o código do nosso sistema de pedidos está disponível como software livre em https://github.com/redeecologica/pedidos

Todas as segundas-feiras à noite é enviada para todos os cadastrados na Rede uma mensagem por e-mail, chamada Carta Semanal, com informações internas e externas à Rede, que dizem respeito aos nossos temas. Como temos núcleos de entregas semanais, quinzenais e mensais, nesta chamada é informado quais núcleos terão entrega no sábado que sucede, e que a lista dos pedidos para estes já está aberta.

Aí basta entrar no sistema com seu login e senha, ir para a chamada aberta, escolher os produtos, e enviar o pedido. Logo em seguida é enviada para o e-mail cadastrado uma mensagem automática de confirmação.

Há na Rede Ecológica duas modalidades de compras:

  1. Produtos “frescos – verduras, legumes, frutas, ovos, pães etc. São entregas semanais, quinzenais ou mensais (dependendo do núcleo), e as encomendas são feitas até dois dias antes.
  2. Produtos “secos – grãos, farinhas, castanhas, mel, queijos, sucos, geleias, conservas, bolos, massas, sabonetes, produtos de limpeza, mudas de plantas etc. São entregas mensais e as encomendas são feitas cerca de 20 dias antes (tempo necessário para garantir que todos os produtores conseguirão enviar seus produtos).

Entregas

Os produtos encomendados precisam ser buscados nas datas, locais e horários indicados para cada núcleo, e pagos na hora.

As entregas são feitas sempre aos sábados pela manhã, em espaços comunitários como escolas e centros culturais/sociais que nos cedem seu uso, viabilizando, assim, a distribuição dos produtos de forma rápida e sem ônus. Estes espaços são conhecidos como “núcleos” e reúnem os consumidores por bairros (veja aqui os núcleos da Rede).

Na véspera da entrega de secos (mensal) há sempre um mutirão do qual os consumidores participam voluntariamente, para ajudar a separar e distribuir os produtos que chegam dos produtores para os diferentes núcleos. O mutirão é uma etapa essencial do funcionamento da Rede, e é ótimo também para que as pessoas de diferentes núcleos se conheçam pessoalmente.

O Desafio do Transporte: Nossos Motoristas

Por muitos anos a Rede Ecológica foi servida por uma empresa de transporte. Decidimos mudar, e conseguimos formar um grupo muito especial de motoristas autônomos: João Ribeiro, Ezequias Antunes (o nosso Antunes), Everaldo, Márcio, João Pimenta (um produtor do SerOrgânico, em Seropédica) e Narciso. Todos estão sempre atendendo os núcleos com dedicação, e “quebrando galhos” quando estamos passando por algum sufoco.

Foi na casa do João Ribeiro que aconteceram durante anos os mutirões de separação dos produtos secos, e é graças à generosidade de Antunes que os produtos do Coletivo Terra são trazidos todas as semanas. Ele cobra apenas uma parcela do trajeto, solidarizando-se com o grupo. Além disso, Antunes também tem levado objetos e materiais que não estão mais sendo utilizados pelos associados para distribuir, inclusive para o Assentamento Terra Prometida.

Nossos motoristas entraram totalmente no espírito da Rede e mantém um vínculo que vai além da questão financeira. A Rede também os apoia em alguns momentos através de empréstimos sem juros para resolver problemas com os veículos. Precisamos destacar que o transporte é um elemento-chave, que viabiliza ou não esta e outras propostas de economia solidária. É um elo fundamental da cadeia.

Os 3Rs com ênfase ao reaproveitamento

Uma boa forma de entender a logística é através deste PPT que retrata o trabalho desenvolvido pela comissão de logística:

Apresentação Logística

Permeando esses processos existe uma comissão responsável pelas finanças:

Gestão Financeira (PPT)

Comissões envolvidas na Área 1:

  • Comissão Gestora
  • Comissão de Acolhida
  • Comissão de Pedidos
  • Comissão de Logística
  • Comissão de Finanças