Comunicação, Educação e Formação

 

Com o intuito de que a Rede Ecológica não se tornasse meramente um grupo de compras, preocupada apenas com o seu funcionamento prático, foi-se pensando em desenvolver atividades de cunho mais reflexivo e formativo ao longo da sua história.

Em 2015, especialmente, houve a realização do I Curso de Capacitação para Formação de Novos Grupos de Compras Coletivas Agroecológicas, que estimulou integrantes da Rede a sistematizar as diferentes questões vividas dentro da proposta. Assim, temas abordando as diferenças entre agronegócio e agroecologia; a influência da publicidade para o desenvolvimento de um consumo alienado; a geração de lixo a partir do atual sistema de consumo, baseado na obsolescência programada e as respostas possíveis relacionadas aos 3 R’s; foram questões centrais abordadas nessa sistematização.

Com isso foram elaborados alguns PPTs que trabalham essas questões, a serem disponibilizados a um público mais amplo, de forma didática e leve. O material completo pode ser acessado em: http://cirandas.net/cursorede

Ainda como material formativo, ao longo dos anos, foram realizados dois filmes que mostram a interação entre consumidores e produtores da Rede, que foram dirigidos por associadas(os). Existem ainda vídeos de outras instituições que explicam um pouco o nosso funcionamento.

Há vários anos a Rede possui um blog de receitas, para trabalhar a questão culinária e a educação alimentar / saúde, além do próprio site e de uma página no Facebook para comunicação virtual.

Houve também uma preocupação constante de se ter um registro do histórico do movimento. Ele se baseou nas comunicações semanais que se realizam para os associados através da carta semanal. Criou-se nesses últimos anos, uma comissão para sistematizar todo esse material de 15 anos, que pode ser importante fonte de pesquisa para o presente e futuro.

Outras iniciativas surgiram e periodicamente são retomadas com o intuito de tratar de outros temas ligados a agroecologia, como: compostagem, reaproveitamento de materiais e aferição da Pegada Ambiental.

Acreditamos que os materiais aqui expostos podem ser úteis para propagar os valores que defendemos e, portanto, podem ser livremente utilizados desde que seja dado o mínimo de crédito aos seus elaboradores e que não sejam utilizados para fins comerciais.

 

PPTs:

Agronegócio x Agroecologia

O Papel da Publicidade

O Lixo e os 3 Rs

Campanha Xô Saco Plastico!

O papel do grupo nos coletivos de consumo responsável

FILMES E VÍDEOS:

Ser da Terra

 

Campo e cidade se dando as mãos

 

Rede Ecológica: um novo consumo acontece

 

Carmencita descobre a Rede Ecológica

 

Compras coletivas numa interação direta com produtores (palestra na PUC-RIO)

 

Matérias para TV sobre a Rede Ecológica

 

 

Vídeo do rap educativo feito pelos alunos da Escola Vira Virou (Recreio-RJ):

BLOG DE RECEITAS:

Ecos da Rede

FACEBOOK:

Link