Comunicação, Educação e Formação

Pensando em não se tornar um mero grupo de compras sustentável, foi desenvolvido atividades de caráter reflexivo e formativo a fim de destacar os aspecto prático da Rede Ecológica.

Em 2015, a realização do I Curso de Capacitação para Formação de Novos Grupos de Compras Coletivas Agroecológicas estimulou os integrantes da Rede a sistematizar as diferentes questões vividas dentro da proposta. Foram abordados temas como: diferenças entre agronegócio e agroecologia; a influência da publicidade para o desenvolvimento de um consumo alienado; os impactos da obsolescência programada no atual sistema de consumo e as estratégias possíveis relacionadas aos 3 R’s.

Foram elaborados apresentações (PPTs), que as temáticas propostas e disponibilizados, a um público mais amplo, no site http://cirandas.net/cursorede.

Ainda como material formativo, ao longo dos anos, foram realizados dois filmes que mostram a interação entre consumidores e produtores da Rede, que foram dirigidos por associadas(os). Existem ainda vídeos de outras instituições que explicam um pouco o nosso funcionamento.

A Rede também possui um blog de receitas, para trabalhar a questão culinária e a educação alimentar / saúde, além do próprio site e de uma página no Facebook para comunicação virtual.

A Carta Semana é uma preocupação em obter um registro do histórico do movimento através de comunicados semanais, que se realizam para os associados. Criou-se nesses últimos anos, uma comissão para sistematizar todo esse material de 15 anos, que pode ser importante fonte de pesquisa para o presente e futuro.

Outras iniciativas surgiram e periodicamente são retomadas com o intuito de tratar de outros temas ligados a agroecologia, como: compostagem, reaproveitamento de materiais e aferição da Pegada Ambiental.

Acreditamos que os materiais aqui expostos podem ser úteis para propagar os valores que defendemos e, portanto, podem ser livremente utilizados desde que seja dado o mínimo de crédito aos seus elaboradores e que não sejam utilizados para fins comerciais.

 

PPTs:

Agronegócio x Agroecologia

O Papel da Publicidade

O Lixo e os 3 Rs

Campanha Xô Saco Plastico!

O papel do grupo nos coletivos de consumo responsável

FILMES E VÍDEOS:

Ser da Terra

 

Campo e cidade se dando as mãos

 

Rede Ecológica: um novo consumo acontece

 

Carmencita descobre a Rede Ecológica

 

Compras coletivas numa interação direta com produtores (palestra na PUC-RIO)

 

Matérias para TV sobre a Rede Ecológica

 

 

Vídeo do rap educativo feito pelos alunos da Escola Vira Virou (Recreio-RJ):

BLOG DE RECEITAS:

Ecos da Rede

FACEBOOK:

Link