O que é a Rede Ecológica

A REDE ECOLÓGICA é um movimento social que visa a fomentar o consumo ético, solidário e ecológico. É constituída de grupos de consumidores que realizam compras coletivas diretamente de pequenos produtores agroecológicos e/ou orgânicos, o que viabiliza a compra desses produtos a preços acessíveis e, ao mesmo tempo, apoia as iniciativas desses produtores.

Nascida em outubro de 2001, a partir da iniciativa de alguns moradores no bairro da Urca, a Rede Ecológica possui atualmente diversos núcleos, a maioria em bairros da cidade do Rio de Janeiro, mas alguns em cidades vizinhas.

Organização

A Rede Ecológica é baseada na autogestão, o que supõe que sua organização e funcionamento são assumidos pelos próprios consumidores. Esta estrutura é formada por diversas comissões distribuídas em 4 áreas, que poderão ser examinadas mais detalhadamente no site:

  1. as compras coletivas e toda a estrutura relacionada 
  2. a interação produtores e consumidores 
  3. a comunicação, educação, formação 
  4. integração a outros movimentos sociais

Tais atividades vêm se tornando cada vez mais importantes para alimentar as mudanças que consideramos tão necessárias em nossa sociedade, no sentido de caminhar com firmeza e rapidez em direção à agroecologia. Para isso, incentivamos fortemente também a criação de novos grupos organizados como o nosso.

Até meados de 2010 a Rede funcionou  com a realização de assembléias, hoje substituídas por reuniões de núcleo com peso de miniassembléias. E as decisões gerais cabem a uma comissão gestora, integrada por 2 representantes de cada núcleo, mas sempre em interação com os núcleos.