A participação na Rede Ecológica é aberta a qualquer pessoa que se identifique com seus princípios. É muito importante ler sobre esses princípios, pois a Rede tem uma forma muito peculiar de funcionamento que envolve a participação ativa para o seu funcionamento.
Para se associar é necessário seguir os seguintes passos:
- Enviar um e-mail para o núcleo em que está interessado em se associar. E aguardar o convite para participar da acolhida de novos associados.
- Participar de um mutirão, para compreender na prática a necessidade de participação e se integrar com associados de outros núcleos.
- Assinar o TERMO DE COMPROMISSO.
Ao cumprir esses requisitos, o novo associado passa a ter acesso ao Sistema de Pedidos da Rede Ecológica através de uma senha que lhe é enviada, podendo realizar suas encomendas de produtos. Também passa a receber, via e-mail, uma carta semanal com as chamadas para os pedidos online e informações relevantes sobre as atividades desenvolvidas nos vários setores da Rede e divulgação de outros eventos relacionados à agroecologia.
Na acolhida, realizada por cada núcleo, são abordados os conteúdos que explicam a proposta política da Rede Ecológica, em especial a adesão a Agroecologia em contraponto ao Agronegócio, e também é detalhado o funcionamento da Rede Ecológica. Pedimos que as pessoas interessadas na Rede Ecológica possam estudar preliminarmente os materiais que orientam nossa proposta, a partir dos links anteriores.
Você tem a opção de realizar compras coletivas como não associado por 2 meses, para experimentar. Porém, os preços para não associados são maiores. Os associados pagam o preço do produtor.
O cadastro e a associação na Rede são feitos por núcleos. Escolha o núcleo da Rede mais próximo à sua casa, onde você pretende buscar seus produtos (alguns núcleos podem estar lotados, e isto será comunicado quando for feito o contato por e-mail).