Como Participar

A participação na Rede Ecológica é aberta a qualquer pessoa que se identifique com seus princípios. É muito importante ler sobre esses princípios, pois a Rede tem uma forma muito peculiar de funcionamento que envolve a participação ativa para o seu funcionamento.

Para se associar é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Enviar um e-mail para o núcleo em que está interessado em se associar. E aguardar o convite para participar da acolhida de novos associados.
  2. Participar das 2 reuniões de acolhida (que acontecem de 3 a 4 vezes por ano). Realize uma pré-inscrição clicando aqui.
  3. Participar de um mutirão inicial, para compreender, na prática a necessidade de participação.
  4. Assinar o TERMO DE COMPROMISSO.

Ao cumprir esses requisitos, o novo associado passa a ter acesso ao Sistema de Pedidos da Rede Ecológica, para realizar suas encomendas de produtos. E também passa a receber, via e-mail, uma carta semanal, com as chamadas para os pedidos online e informações relevantes sobre as atividades desenvolvidas nos vários setores da Rede.

 

Na acolhida serão abordados os conteúdos apresentados nos PPTs abaixo. Um explicando mais detalhadamente o funcionamento da Rede Ecológica e o outro abordando o contexto mais amplo realcionado a alimentação, contrapondo os modelos de Agroecologia e Agronegócio.

Você tem a opção de realizar compras coletivas como não associado por 2 meses, para experimentar. Porém, os preços para não associados são maiores. Os associados pagam o preço do produtor.

O cadastro e a associação na Rede são feitos por núcleos. Escolha o núcleo da Rede mais próximo à sua casa, onde você pretende buscar seus produtos (alguns núcleos podem estar lotados, e isto será comunicado quando for feito o contato por e-mail).

Mande então um e-mail apenas para o núcleo escolhido com seus dados para cadastro (nome completo, endereço, telefone, e-mail e segundas opções de núcleo – se quiser experimentar como não associado por até 2 meses, isso também precisa ser explicitado):

 

Botafogo – botafogo@redeecologicario.org

Campo Grande – campogrande@redeecologicario.org

Humaitá – humaita@redeecologicario.org

Freguesia – freguesia@redeecologicario.org

Itaipava (Petrópolis) – itaipava@redeecologicario.org

Niterói (Ingá) – inga@redeecologicario.org

Nova Iguaçu – novaiguacu@redeecologicario.org

Santa Teresa – santateresa@redeecologicario.org

Vargem Grande – vargemgrande@redeecologicario.org

Vila Isabel – vilaisabel@redeecologicario.org

Urca – urca@redeecologicario.org

Atenção: os e-mails fornecidos são apenas para cadastramento / associação. Se tiver dúvidas gerais, vá para “contato” no menu inicial e nos escreva.

A pessoa responsável pela acolhida de novos associados no seu núcleo entrará em contato com você para fornecer as primeiras instruções e tirar dúvidas mais específicas.


Acolhidas Regionais

A partir do final de 2013 a Rede Ecológica reformulou sua forma de acolher novos interessados em se associar. Esta é a primeira atividade que a partir deste momento está sendo organizada regionalmente. Pensamos a médio prazo, para que as regiões ganhem certa autonomia, apesar de integrarem a mesma Rede e em alguns pontos funcionarem de modo comum. Assim, temos, para a acolhida:

  1. O regional zona sul (Botafogo, Humaitá, Urca, Santa Teresa) e zona norte (Vila Isabel).
  2. O regional zona oeste (Campo Grande, Freguesia e Vargem Grande).
  3. O regional Niterói.
  4. O regional serrana Itaipava.