Blog

Força Tarefa para tirar e processar os caquis

De Silvia Baptista (Vargem Grande): “Colheitas solidárias do caqui”

Estamos no meio da safra do caqui. É um período saboroso e doce na agricultura tradicional do Maciço da Pedra Branca. A produção do caqui está muito além da capacidade dos mercados solidários e locais promoverem o escoamento da fruta. Há uma perda considerável que levou agricultoras e agricultores a pensarem o Tira-Caqui, uma colheita solidária que está indo para a sua 7ª edição. Esse ano a Agrovargem, Rede Carioca de Agricultura Urbana, a Rede Ecológica e o Quilombo Cafundá Astrogilda estão propondo a ampliação do evento. Foi criada então a Força Tarefa do Caqui. Serão realizadas várias colheitas autogestionadas por grupos que integram o movimento de agroecologia ou são indicados por essas organizações.

Entre os dias 1 e 21 de abril poderão ser organizadas vários mutirões. A proposta implica em que cada grupo que se preparar para colher deve também pensar o destino da colheita, seja comercialização seja para consumo do próprio grupo, seja compra para doação.

No dia 21 de abril haverá uma colheita solidária, e também uma roda de conversas sobre o ciclo do caqui e a necessidade de planejamento continuado. Várias iniciativas de beneficiamento podem ser incluídas nessa reflexão. Os agricultores solicitam que os grupos sejam pequenos, cerca de 10 pessoas.

A ORGANIZAÇÃO DAS COLHEITAS serão prioritariamente nos fins de semana
Agrovargem
Rede Carioca de Agricultura Urbana
Rede Ecológica
Quilombo Cafundá Astrogilda”

ATENÇÃO: Será importante que os núcleos da Rede Ecológica se organizem para ir a estes mutirões, organizando caronas solidárias. Vai ser fundamental que cada pessoa já pense em esquemas de comercialização, seja entre amigos, familiares, para instituição de trabalho ou outras, para doação a escolas/outras . Diminuir o desperdício de caquis, frutas tão saborosas e saudáveis, é fundamental!

Já está confirmado o primeiro mutirão para o dia 2 de abril. Maiores detalhes sobre o local, como chegar, serão encaminhados na próxima carta.