Blog

Tira caqui e seus desdobramentos

Ana Paula Rodrigues nos apresenta o relato do primeiro mutirão do tira caqui: “No ultimo domingo, 02 abril, tivemos o mini mutirão de colheita do caqui no sitio São José, no Rio da Prata.
Problemas como chuva que começou na véspera e pode ter amedrontado os participantes e um pouco de lama no local possibilitando alguns escorregões não tiraram animação e bom ânimo dos adolescentes do projeto de incidência política da Fundação Xuxa, que compõe também o coletivo juventude agroecológica Rede Cau, que compareceram para esta vivência. Não houve outras inscrições, mas a colheita rendeu algumas cxs de caqui, e boas conversas dos jovens e não tão jovens ( Ana Paula e Berna – núcleo CG e Silvia – núcleo VG) com seu Tiago, nos seus quase 80 anos de roça. Sobre ferramentas úteis para esse trabalho, usadas pelos jovens com orientação de seu Tiago, como separar e utilizar os caquis mais maduros e os no ponto para comercialização, o problema do escoamento do caqui e por aí vai…

Conhecemos uma neta do seu Tiago, Adriana, que se interessou na proposta de oficina para preparo de geleia e polpa do caqui para congelar. Cedeu sua cozinha para uma atividade. Isso abriu novas conversas, agora no processamento.

É o ciclo do caqui que estamos falando…

Jovens ouvindo os agricultores… Muito significativo.

Um dia especial para um dos jovens, xará do dono do sítio, que completava 18 anos nesse dia. Naquela simplicidade, celebramos com bolo de casa um bonito parabéns para o jovem Tiago.

14 pessoas participantes.

Soube mais tarde que outras 5 pessoas da pastoral da criança da Igreja Nossa Senhora das Graças tentaram chegar, mas perderam a hora da subida e desencontraram.”

No próximo dia 08 tem mais! Inscrevam-se através do e-mail agriculturaurbana.rio@gmail.com