Blog

Relato sobre formas de aproveitar os caquis

Segue trabalho realizado por Annelise Fernandes (Vargem Grande) e Ana Santos (CEM) buscando formas de aproveitar de um modo mais completo esta grande safra de caquis, cuja maior parte acaba se perdendo. O relato é de Annelise:”Trabalhamos cerca de seis horas e fizemos a contagem das frutas, pensamos o peso da embalagem, temos que ainda quantificar outros gastos(transporte, saco para embalagem, horas trabalhadas, energia elétrica), mas compramos os caquis a um preço bem solidário – 50,00 reais a caixa (+ – 15 dúzias) e fizemos 91 embalagens de 400 gramas. Cada embalagem dá cerca de 3 caquis e um pouquinho mais. Pensamos em vender por 5,00, mas ainda temos que avaliar isso. Ficaram ainda cerca de três dúzias que consideramos que precisavam de mais dois dias para serem processadas. Fizemos a maioria sem casca, por acreditarmos serem mais comerciais, mas o caqui com casca fica mais íntegro e bonito na embalagem.

Marcelo resolveu desidratar as cascas para fazer chips com sal e sem sal e também vamos aproveitar o restante da casca para bater, coar e tentar fazer geleia. Acho que vocês poderiam pegar alguns exemplares com a Ana para testarem o produto.
Se após o fim da safra, a Rede puder oferecer este produto, para concluirmos uma reflexão sobre este escoamento seria muito bom!”
Comentário de Ana:” Inicialmente optamos por trabalhar com a polpa, porque é um único processo. Cria-se um produto que possa ser bom para outras receitas (sorvete, smudge,etc.)”

Seguem algumas fotos de nosso trabalho.