Blog

Reunião sobre participação na Rede/ apresentação do PPT mais atualizado sobre a Rede Ecológica

Relato sobre a reunião ocorrida em 9/6/2017, de representantes da acolhida e/ou pendencias dos núcleos realizado por Ligia Bensadon:

“A reunião aconteceu na ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial) da UERJ, no centro da cidade, na rua do Passeio 80. Um espaço quase desconhecido, mas que, recentemente repaginado ficou muito lindo.

A Escola está vivendo tempos de abertura, tanto que nos cedeu com facilidade o espaço para a reunião. Agradecemos a Diego Costa, da ESDI, que está ajudando a implantar uma horta ali, a cessão do espaço. Eles estão muito interessados numa parceria com a Rede Ecológica, assunto ao qual voltaremos em outra oportunidade.

Estavam presentes Elizabeth … (Campo Grande), Joice Scavone (Botafogo) Kátia Soares (Nova Iguaçu), Ligia Bensadon (Niterói), Marta Kummer (Humaitá), Miriam Langenbach (Urca), Pamela Lisboa (Grajaú) e Rebeca.. (Vargem Grande). Faltou apenas Santa Teresa, para todos nossos núcleos estarem representados.

Vieram algumas pessoas que não estavam diretamente ligadas à acolhida, nem a pendencias nem integravam a comissão gestora, mas vieram por perceber a importancia do núcleo estar representado.

A motivação da reunião foi de realizar um real levantamento das participações na Rede e de como novos associados estão se integrando à Rede, após a acolhida geral. Adelina (Urca) fez ano passado um levantamento disso, mas teve pouco retorno dos núcleos. A ideia é que cada integrante responsável pela acolhida local (do núcleo) e das pendências possa animar os associados para atualizar as participações e interesses/habilidades na Rede. A percepção é de que ainda há muitos associados que não efetivaram uma participação e atuação mais política na rede, indo além da própria dinâmica das compras.

Foi relembrado o termo cunhado há quase 10 anos atrás, por um associado, da “inadimplência participativa”. Não basta apenas a participação nos mutirões no Grajaú, visto que a Rede tem atuações em muitos espaços políticos e de articulação. Essa participação pode ser realizada através de uma das muitas comissões da Rede.

O PPT atualizado que explica a Rede e as comissões atuais (página 15 do PPT) está em:
https://drive.google.com/file/d/0B9NhMSc1vyiFVWJRRHhFdkEwOWs/view

Fica clara a riqueza das iniciativas da Rede, podendo atender aos mais diferentes interesses e capacitações. Vale lembrar que um dos principais elementos de um novo paradigma, que rompe com as propostas de mercado do sistema capitalista, passa exatamente por esta participação cidadã. É assim que nos tornamos consumidores em outro nível.

Ficou-se de rever o termo de compromisso, para que esta questão fique bem esclarecida.

O desafio é gerar envolvimento com uma certa didática que anime e inspire as pessoas a atuar nas tantas questões práticas e políticas entre a produção e o consumo agroecológico, no qual a Rede está envolvida.

Encaminhamentos:
* Cada núcleo atualizar as participações no sistema: aba cadastro (pessoal de cada um) e na planilha geral da Rede até 28/06. A planilha também está no sistema em:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1JBEZ4eh_Luh2Ry44g71CH5Q3FfG2JuRtoxojPjrMD5M/edit#gid=9

* Que os núcleos possam realizar uma reunião para acolher novas associações, após a formação de 2 dias e do mutirão da Rede, para integrar as novas pessoas.
Ficou claro que a reunião de núcleo – idealmente uma vez por mês, se não a cada 2 meses -é o grande caminho para esta integração de novos e do grupo entre si, compartilhando novidades, vivenciando questionamentos.

* Que os núcleos façam um balanço no atendimento às demandas locais (do núcleo) com as demandas gerais da Rede como um todo nas suas 4 áreas:1. Interna de funcionamento das compras coletivas;2. interação entre produtores e consumidores 3. comunicação e formação. 4.Movimentos sociais.

* Que possamos entender e balancear as disponibilidades e habilidades de cada um, as necessidades da Rede, sem ter sobrecarga em alguns associados.

* Próxima reunião desse grupo e demais pessoas que possam se agregar: 06/07 às 17h no centro do Rio”