Blog

Relato do Mutirão de 04/08, organizado por Campo Grande

Ana Paula Rodrigues nos encaminha o relato do mutirão ocorrido no último dia 04/08. Vale ressaltar que relato que deu um excelente retrato de como foi, servindo como fonte de inspiração, além de informações para futuros núcleos responsáveis pelo mutirão:

“Boa noite à todxs da Rede Ecológica,
Algumas palavras sobre o mutirão de 04 de agosto 2017, que teve o núcleo Campo Grande como responsável.
Antes de qualquer coisa, gratidão à todxs que participaram dessa vivência coletiva de partilha e novas aprendizagens.
Do núcleo CG: Pedro Paulo, Aline, Bete, Ana Cristina, Ana Paula, Juliana e Guilherme, Paulo, Márcia, Amita, Dione, Tayane, Berna, Célia.
Do núcleo Vila – Rafael Carvalho, Alexandre, Mariane Marinho, Sonali
Do núcleo Urca: Guilherme, Paulo
Do núcleo Botafogo: Beatriz,Gisele, Andréa Márcia
Do núcleo Vargem Grande : Amanda Almeida
Do núcleo N Iguaçu: Ailéa
Agradecimento especial para Luciana Quinhones, de Cpo Gde, que mesmo com quase 9 meses de gravidez, se preocupou em organizar as planilhas e levar para o grupo antes da saída da van.
Tinham 25 pessoas, nem todos chegaram no início do mutirão, o fluxo foi tranquilo e com isso os participantes dos demais núcleos conseguiram cumprir o turno que tinham escolhido, não sendo necessário se manter até o final do mutirão.
A organização do núcleo CG foi novamente facilitada pelo aluguel da van, pois nosso deslocamento é difícil pela longa distância. Todos os cestantes dividiram o valor da van, quem foi ao mutirão e quem não pôde ir.
Chegada:
Na chegada, fomos muito bem recebidos pela Renata, da casa Anitcha, atenciosa e preocupada em repassar os informes sobre o local e a organização dos últimos mutirões.
Como chegamos juntos na van (pouco antes de 15h) e nem todos do primeiro turno tinham chegado, iniciamos logo a retirada dos produtos que estavam na “gaiola” e seriam distribuídos. Passamos todos os produtos para o centro da garagem, para não impedir nossa organização das cxs plásticas por núcleo, que foi feito ao redor do cômodo.
O estoque estava no fundo da gaiola e , de fato, precisaríamos retirar os produtos que tinham sido entregues pelos produtores antes, para ter condições de fazer esta conferência.
Retiramos tb todos os produtos de limpeza que estavam dentro da garagem, colocando próximo ao portão grande.
Antes de começarmos a conferência geral, fizemos uma roda para apresentação, informes e definição da metodologia de organização do mutirão e também para uma harmonização (Célia, de CG, gentilmente nos guiou em uma respiração e alongamento básico).
Solicitei à Renata as notas fiscais que ela havia guardado na casa, para organizar no envelope e encaminhar na cx de Santa para Sandra.
Distribuição:
2 participantes foram conferir o estoque. Não tínhamos o estoque anterior, portanto não tivemos como comparar o que havia sido deixado e o que encontramos.
2 pessoas foram conferir e organizar os produtos de geladeira.
1 pessoa foi conferir os materiais de limpeza.
2 pessoas foram para pesagem do arroz, pois as castanhas não chegaram.
Os demais ficaram na conferência geral. Contavam e repassavam ao responsável com a planilha. Não usamos computador como sugeriu Dario, somos mesmo da moda antiga, mas ele disse que tem funcionado muito bem. Fica a dica.
Os que iam terminando, já começaram a organizar as cxs por núcleo e as referidas identificações. Deixar bem identificado é muito importante, pois as quantidades pedidas pelos núcleos vem aumentando e as cxs ficam bem próximas.
Nosso método de distribuição foi colocar 1 pessoa responsável por cada núcleo e quem estava com a planilha, falava o produto e as quantidades de cada núcleo por vez, para que o responsável buscasse sua quantidade e organizasse no local. E assim, ao término, todos os núcleos estavam prontos ao mesmo tempo. Ficamos atentos aos produtos do estoque, para distribuir primeiro.
Como a quantidade de alguns produtos é muito grande, pode ter confusão na conferência. Importante que as cxs sejam abertas para contagem, no caso do arroz Topanotti que tem vários tipos, foi necessário reconferir.
Enquanto isso, os que desceram da pesagem do arroz e concluíram a contagem do estoque foram organizar os produtos de limpeza.
Ailéa chegou durante o mutirão com as tapiocas, e foi com mais 1 pessoa fazer a divisão.
Importante: Fizemos uma parada para partilhar o lanche que o grupo trouxe, esse momento é fundamental para revigorar e seguir o trabalho.
Outras questões:
– Encontramos no estoque 2 sacos de farinha de trigo e 1 saco chá de amora ruídos, que foram desprezados. Gisele que é do acompanhamento de secos estava no mutirão e encaminhou a informação aos demais. Os sacos foram desprezados.
– As geladeiras funcionaram bem, foi possível acondicionar todos os produtos.
– A pesagem do arroz foi feito lá em cima, liberando espaço na garagem. Funcionou bem. Quem deu a dica foi Renata, disse que já aconteceu assim em outro mutirão.
– A balança funcionou super bem, excelente aquisição.
– A ameaça de chuva (caiu uma fina durante o mutirão, mas foi rápida) atrapalhou um pouco, restringindo o espaço. Para não deixarmos os produtos de limpeza próximo dos alimentos, optamos por manter no espaço descoberto, tomando o cuidado para conseguir plásticos e cobrir. Soubemos de manhã pela Talita, que muitos rótulos saíram porque choveu e os plásticos não foram suficientes. Da próxima vez, não dá para arriscar, talvez deixar embaixo das mesas (madeira que fica em cima dos cavaletes), o que até pensamos, mas achamos que dificultaria os motoristas que buscam muito cedo.
– Encontramos muitas sementes Bionatur no estoque, imaginamos que não chegou no dia que saiu no pedido e depois ficou esquecido. Anunciamos aos participantes para ver quem gostaria de levar. Muitos levaram como extras e ainda deixamos no estoque. Uma proposta que pensamos seria doar estas sementes para os 6 territórios que estão atuando nos arranjos locais produtivos, projeto coordenado pela ASPTA com parceiros da Rede CAU (tem muitos participantes que tb são da RE). E também para o CAC e outros locais de atuação da RE.
Ou abrir uma chamada pontual para utilizar o mais rápido possível.
– Materiais para o próximo mutirão:
Compramos alguns itens, como fita larga e canetas permanentes. O restante está OK.
Só precisa comprar uma quantidade de saco transparente para os produtos de geladeira.
Obs.: Na entrega do nosso núcleo, já no sábado (05 agosto), recebemos 1 cx escrito Santa Cruz aqui em CG, com produtos da Bemposta. Não era nossa. Conferimos na planilha geral e vimos que era de Santa Teresa. Liguei p Sandra Kokudai porque Tayane, aqui de Cpo Gde se disponibilizou a entregar em Santa e devolver a quem pediu. Ela entregou no mesmo dia para Monique, contato que Sandra nos passou e assim ninguém ficou sem seu pedido. Bom estar em um coletivo!

Segue:
Algumas fotos do uso da balança, como solicitou o Dario, responsável pela logística do mutirão, a quem já aproveitamos para agradecer pelas mensagens trocadas antes do mutirão e ajustes na planilha geral, que facilitou a impressão e o preenchimento posterior.
Algumas fotos do mutirão
Após o mutirão, informamos no grupo de whats criado pelo Dario com responsáveis pelas entregas nos núcleos, o que não havia sido entregue e os produtos com entrega parcial.
Os produtos do Sítio Canaã foram entregues na feira da Gloria no sábado.
abraços e obrigada mais uma vez
Ana Paula
Pelo Núcleo Campo Grande”