Mariana Silva (Caxias), apresenta o relato sobre as últimas notícias do Núcleo Caxias:
“1) Realizamos a primeira reunião com os cestantes interessados na proposta da formação de um núcleo.
Data: 25/8
Local: Terra Viva, Duque de Caxias
Componentes: Mariana Silva, Mariana Freire, Jaqueline, Tânia, Sandra, Valmiria, Aldacy, o casal Suély e Marcelo e a filha Melissa.
Objetivo: Realizar acolhida do núcleo.
– Iniciamos o trabalho na Feira do Fórum de Economia Solidária, para comprar alguns itens para a acolhida (batata doce, aipim, café). Reforçamos o convite com os produtores e processadores, mas a grande maioria afirmou que não poderia participar porque mora em bairros afastados e participa de outras feiras no sábado de manhã. Por este motivo, iniciamos as conversas na própria feira, de manhã, com os produtores e com outros consumidores que se mostraram interessados.
– No horário marcado, os convidados começaram a chegar. Montamos uma mesa com alguns alimentos de produtores locais (aipim, batata doce, café) e pedimos que os participantes também trouxessem algo para partilha.
– Iniciamos a conversa com a apresentação do grupo.
– Dando prosseguimento, foi exibido o vídeo sobre a Rede Ecológica (disponível no site) e logo em seguida uma apresentação que conta história da formação o Núcleo, a proposta de cesta agroecológica, as condições para inserção na Rede e todas as necessidades (estruturais e financeiras) para o funcionamento do Núcleo Caxias, em constante diálogo com a Rede do Rio, e no modelo de gestão compartilhada.
– Decisões do grupo: vamos consumir através de uma cesta inicialmente. Repetiremos os 3% de fundos, como pratica a rede, além do valor de associação de 10 reais e 4% para pagamentos com a emissão de nota fiscal. As tarefas foram disponibilizadas e serão escolhidas por cada um. Vamos estar em contato com a rede através da participação de cada associado do nosso núcleo do mutirão geral duas vezes por ano e da participação em uma acolhida da rede (vamos disponibilizar as datas). O conteúdo da cesta foi decidido e após o primeiro consumo faremos uma nova avaliação desse conteúdo.
– O encontro foi muito produtivo e os relatos emocionantes. O grupo se mostrou muito receptivo à estrutura apresentada e já temos relatos de outros interessados que não puderam estar presentes.
– Todos os presentes preencheram uma ficha com os dados necessários para a inclusão na Rede e decidimos criar um grupo no Whatsapp para divulgação das Chamadas, distribuição de tarefas e debate de questões que devam ser decididas em grupo.
2) A partir do grupo criado, composto por 22 cestantes, começamos a conversar sobre a articulação do primeiro pedido. Nem todos puderam participar nesse momento, por conta da data de pagamento (fazemos o pagamento antecipado), mas querem continuar no grupo para participar das próximas e auxiliando no núcleo Caxias. Dessa forma, o nosso primeiro pedido, realizado em 11/9, foi de sete cestas!
3) Como não conseguimos fechar com 15 pedidos, isso encareceu o valor que teríamos com transportes. Então, eu e Mariana vamos fazer o transporte das cestas com uber ou tentando carona com algum dos associados. Nesse momento, estamos dividindo tarefas no núcleo e entendendo como cada um pode contribuir com o transporte até que tenhamos pelo menos 15 cestantes ativos.”