Blog

Despedida da Rede Ecológica de Iraci Felix da Silva

Prezada(o)s amiga(o)s,
 
1. Segue a despedida da Rede Ecológica de Iraci:
 
Iraci Felix da Silva partiu. Sentimos muito. 
 
Iraci era agricultora que depois de muita luta teve acesso a uma terra nas cercanias de Seropédica. Iraci nos remete aos primeiros anos da Rede Ecológica, quando iniciamos nossa interação com o grupo que se tornou anos depois o Serogânico. Uma figura alegre, saltitante e elegante como se pode ver no vídeo Ser da terra. E ao mesmo tempo pé no chão, firme, com convicções. 
 
Sua vida foi de muita luta  (incluindo a luta pela terra e contra a especulação imobiliária) e também de muitas realizações. Seu trabalho com o Teatro do Oprimido sobre a situação dos agricultores mostra a variedade de suas atividades e interesses.numa certa época. Era artesã, e ficou marcante sua preocupação em fazer embalagens ecológicas nos primeiros tempos da feira. Ajudou  a fazer nascer o Serorgânico, a primeira associação de assentados da reforma agrária e de agricultores de comunidades com certificação de orgânicos no Rio de Janeiro. 
 
Iraci tinha um olhar muito bonito sobre a integração entre a agricultura e a natureza, buscando um ambiente mais equilibrado e uma produção mais saudável. Por esta relação, que valorizava a biodiversidade, ela participou, levando a experiência do Rio de Janeiro, no encontro internacional do Slow Food, na Itália. Mais recentemente, foi também vice-presidente da Abio. E principalmente foi dirigente do Serorganico, que por alguns anos, presidiu.
Sua presença na feira do bairro Peixoto sempre vinha com  ensinamentos e bom humor, muito querida pelos que com ela constantemente compravam. Sempre parceira próxima de João Pimenta, era uma amizade muito bonita.
Ela nos abastecia com o leite e o queijo de seu sitio, administrado também por seu parceiro Leon, e seu filho Daniel. Daniel fica como legado: um jovem que “caiu dentro” da agroecologia, assumiu-se como produtor, na contramão do que a maioria dos jovens fazem. Tem muito dedo de Iraci nisto.
A REde Ecológica compartilha a dor desta partida, e aposta que Leon e Daniel possam dar continuidade a seu belo caminho.
Quem quiser relembrar Iraci ou conhecê-la pode revê-la ou vê-la no documentário “Ser da Terra”, que está disponível no site da Rede <http://redeecologicario.org/videos/>. Iraci e seu sítio, assim como seu filho aparecem várias vezes: aos 5:50 min, aos 17 min, aos 20 min, 23 min.
 
Com saudades
Rede Ecológica