Blog

EXTINÇÃO DO CONSEA DESENCADEIA GRANDE ATO NO RIO DE JANEIRO CONTRA A FOME E PELO DIREITO À ALIMENTAÇÃO - 27/01!

A extinção do CONSEA Nacional foi uma das primeiras medidas do governo Bolsonaro, atingindo um dos orgãos mais prestigiosos para o enfrentamento ‘da questão da fome, e a luta por comida de verdade. O Conselho foi importantíssimo para que o país deixasse o Mapa da Fome em 2014, para o qual infelizmente está retornando neste momento.
Tem havido reações de várias instituições como Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), o Greenpeace, o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas), a Asbran (Associação Brasileira de Nutrição), o FBSSAN (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), o projeto Reaja (Rede de Estudos e Ações em Justiça Alimentar) e a IBFAN Brasil (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar) – entre outras organizações – que se manifestaram contra.

No último dia 8 de janeiro, aconteceu a Reunião de Mobilização contra a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) no Rio de Janeiro e cerca de 80 pessoas compareceram, resultando na organização do ato político ‘Contra a Fome e pelo Direito à Alimentação’, a ser realizado no dia 27 de janeiro, domingo, no Aterro do Flamengo. A proposta é que todos levem pratos para compor uma grande mesa com pratos vazios. Neste evento estará sendo organizada uma coletiva de imprensa e lançando a Frente Ampla contra a Fome e pelo Direito à Alimentação.
Venha e traga um prato vazio como forma de protesto: https://www.facebook.com/events/249759722591875/

Mais informações sobre a extinção do CONSEA: https://fbssan.org.br/2018/04/em-defesa-da-soberania-e-seguranca-alimentar/