E feiras deste tipo estão acontecendo também pelo estado do Rio de Janeiro. O Coletivoi Macaense de Consumo Solidário está se organizando também para isto.
Adriano Didonet, um dos integrantes do Coletivo Macaense de Cosnumo solidário escreve a respeito:
“Peço licença para fazer um breve relato e para convidá-los para participar da próxima feira de economia solidária em Macaé.
No domingo (13/03), no coreto da pça Veríssimo de Melo, realizamos uma reunião para a organização de mais uma feira de economia solidária, de forma colaborativa.
A feira foi decidida como um objetivo do Coletivo Macaense de Consumo Solidário, porém temos como proposta a organização participativa dos usuários da feira, sendo os agricultores familiares em transição agroecológica, artesãos, artistas de vários segmentos, oficineiros, palestrantes, facilitadores, voluntários entre outros. Portanto, a reunião foi convocada em rede social e por convites pessoais. Não conseguimos dar a dimensão do convite que gostaríamos mas essa é a primeira do ano e com o amadurecimento queremos melhorar a metodologia participativa. Além disso, a feira promoverá reunião de pessoas afins às causas tratadas nesse espaço, gerando empatia e facilitando os processos futuros.
Estiveram presentes na reunião representantes do nosso e de outros coletivos universitários como o TaCap e , A FUNEMAC e os Assentamentos Osvaldo de Oliveira e Celso Daniel, representados pelo Nelson e Anderson, respectivamente. Esses grupos deram inicio à organização mas o espaço ainda encontra-se aberto para outros, principalmente agricultores em transição agroecológica da região.
A reunião foi muito produtiva e ousada no quesito data. Ficou marcada para o dia 10/04, na Pça da Nova Macaé. E agora com o nome Feira Solidária Agroecológica Com Vida (sugestão do Anderson, agricultor do Ass. Celso Daniel, aprovada pela maioria presente)
O local foi escolhido pela liberdade que temos nessa praça, permitindo intervenções permanentes como o plantio de frutíferas sugerido.
Além dessa, já ficou mais ou menos marcada uma próxima para acontecer no Polo Universitário de Macaé, no mes de maio, em dia de semana. A proposta é fazer uma feira periódica e itinerante como a sociedade macaense tem apresentado a demanda nas outras edições dessa feira que organizamos.
Eu fiquei responsável, junto com o Nelson e Anderson, pelo setor agroecológico da feira. Levantaremos as necessidades num documento que posso estar compartilhando com o grupo. Quem quiser somar será muito bem vindo.
Além da venda dos produtos da agricultura familiar queremos realizar uma feira de trocas de sementes e mudas durante o evento. Mais idéias são bem vindas, desde que acompanhadas de ajuda de trabalho.
Gostaria de convidar a todos para participar da maneira que for mais oportuna.
