Damos continuidade ao relato da Assembleia Regional do último dia 25/09:
Reformulação do Projeto de Residencia Agronomica
– Primeiramente houve baixa adesão nas contribuições financeiras ao projeto. O custo total do mesmo seria de R$24 000,00 para um ano de contratação do agrônomo e a Rede havia disponibilizado R$7.200,00 do fundo de reserva. Precisaríamos de arrecadar ainda R$16.800,00 ao longo de 1 ano, sendo necessários R$12 000,00 em caixa já por ocasião da assinatura do contrato . No entanto, conseguimos arrecadar somente R$ 2.060,00 de apenas 7 associados, o q ue nos deixav a distantes dos 12.000,00 necessários.
Além disso foram feitas considerações a respeito de se pensar outro tipo de formato, não tão baseado em um profissional agrõnomo(a). Isto levou à refomulação da proposta. Seu titulo passou a ser CAmpo Cidade se dando as mãos
Agroecologia: produção e consumo na baixada fluminense
.
– O novo projeto, que continua em parceria com a ASPTA, está ainda em fase de discussão, e deverá contar com a contratação de um técnico agrícola , buscando ainda apoio de estudante universitário ou de associado(a)s da REde para a realização de um levantamento/mapeamento/diagnóstico de produtores. Se fará também um diagnóstico dos potenciais coletivos de consumo/consumidores na região, durante es te mesmo periodo, também contando com um profissional apoiado por associada(o)s..
Quanto aos produtores o foco é em assentamentos , tais como Marapicu, Campo Alegre, Terra Prometida, MPA, Feira da Roça e etc. Em relação aos consumidores, se buscará grupos organizados ligados à Consea, saude, economia solidária, etc.
Esta etapa terá o prazo de 3 meses (dezembro/16 a fevereiro/17)
– A partir do diagnóstico, serão programadas oficinas sobre práticas agrícolas e tecnologias sociais, sempre em mutirão. Os temas serão definidos, a partir de um rol, como(maquinários e técnicas sustentáveis), saneamento ecológico, agrofloresta, , construção de cisternas,definidos a partir das prioridades e necessidades dos produtores e seus coletivos. Estas oficinas terão vagas também para consumidores, especialmente os que participaram do diagnóstico da região, buscando alguma integração entre os 2 grupos. Estas oficinas serão realizadas ao longo de 5 meses .
– O projeto será finalizado com um novo curso de formação de novos grupos de consumo com a participação dos produtores e consumidores identificados e mobilizados nas etapas anteriores. Serão 4 encontros (1 sábado por mês).
A educação alimentar /culinária está sendo pensado em ser trabalhado ao longo do processo. Contamos com as contribuições dos muitos cozinheira(o)s da Rede!
O projeto terá a duração de 12 meses. Para a sua execução teremos que seguir arrecadando recursos. Em primeiro lugar informamos que os associados que já depositaram sua contribuição, se quiserem, podem solicitar o seu reembolso caso não queiram participar do projeto reformulado.
Durante a assembleia constatou-se que seria mais fácil que a arrecadação fosse realizada durante as entregas em vez de deposito bancário. Assim foi sugerido que se criasse um item no Pedido de Secos e Frescos ( com um valor de cota) identificado como projeto Rede. Essa implantação será estudada pelo pessoal do sistema de pedidos (Aline Almeida).
Aniversário da Rede – 22/10 de 2016
O aniversário será comemorado na configuração de um V Encontro entre Produtores e Consumidores da Rede Ecológica (tinhamos durante alguns anos esta prática).
A programação é a seguinte:
Parte da manhã (9-9:30 h até 12 horas): café da manhã dos núcleos Botafogo, Humaitá, Niterói, Santa, Urca e Vila Isabel com produtores nossos convidados, além de 2 ou 3 figuras históricas no nucleo. Cada núcleo deve se organizar para montar o café da manhã e reunir o maior número de associados possível, a fim de mostrar aos produtores como funcionamos na atividade de entrega de produtos e a importância que damos, não somente ao consumo de produtos, mas também à convivência no grupo. Acontecerá nes te momento uma roda de conversa.
Parte da tarde (a partir das 13:30 h): almoço compartilhado na casa Anitcha. Todos os associados estão convidados, mas devem informar sua participação aos representantes de seus nucleos na comissão gestora..
Seminário de Avaliação do ano de 2016 (a regionalização, o processo da REde) – 6/11
O Seminário da Rede Ecológica será também um evento no calendário de comemoração do aniversário da rede. Vários tópicos abordados nas assembléias, as observações sobre o processo de regionalização serão abordados. A programação não foi especificamente discutida.
Foi uma assembléia densa, muito proveitosa, com um espirito de muita união.