Blog

Articulação Nacional de Agroecologia apoia Dilma Roussef

Prezados Cestantes,

Conforme divulgado aos cestantes nesta semana, a Articulação Nacional de Agroecologia editou uma carta aberta à sociedade Brasileira em apoio à eleição da presidenta Dilma Rousseff.
A Comissão Gestora então propôs uma votação entre todos para decidir se a Rede também assinaria a carta. Entendemos que o nosso movimento junta pessoas de várias realidades e opiniões diferentes, mas também entendemos que os nossos objetivos dentro do movimento são inseparáveis de decisões políticas o que permitiu trazer essa votação para a Rede. Foi sugerida a aprovação de um mínimo de 70% para aderir à carta.

A votação foi encerrada na quinta-feira, dia 16, às 19:00. No total 59 pessoas de todos os núcleos da Rede participaram e 79,66% dos respondentes optaram por assinar a carta. Então, pelo critério proposto para aprovação, a Rede Ecológica manifestou adesão à carta.

A lista de todos que assinam a carta até o momento pode ser consultada em:

http://www.agroecologia.org.br/index.php/noticias/noticias-para-o-boletim/724-carta-aberta-da-articulacao-nacional-de-agroecologia-a-sociedade-brasileira-de-apoio-a-eleicao-de-dilma-rousseff

Para ver mais detalhes da votação interna da Rede Ecológica (com os comentários registrados pelos respondentes), acessar o link abaixo:

https://docs.google.com/document/d/1wRZ-snrbjErQszOxq_qqLOlyVOZqlEt2gCVdtSUyl4I/edit

Mais detalhes sobre a votação

59 pessoas de todos os núcleos da Rede participaram:

79,66% (47 pessoas) foram a favor de assinar a carta
20,34% (12 pessoas) foram contra.

20 pessoas deixaram comentários (estão em ordem de resposta):

“Infelizmente o quadro político atual é lamentável. Eu me nego a apoiar pessoalmente ou enquanto Rede Ecológica uma candidatura que está destruindo o país. Me nego a apoiar o menos pior. A Dilma fez menos reforma agrária que o governo do FHC, entrega 42% do PIB do Orçamento da União para os bancos privados nacionais e internacionais, enfim teria uma lista enorme de motivos. Que venham os dias de destruição da Soberania Nacional e muito sofrimento do povo oprimido para que haja uma real mudança. Nada pode parecer impossível de mudar. Saudações a todos os companheiros.”

“Gostei muito da carta e acho bastante pertinente a Rede Ecológica assiná-la, junto com as outras organizações no campo da agroecologia das quais temos sido parceiros.”

“Sou representante do Verdejar.”

“Enquanto movimento social, e logo político também, acho importantíssima a assinatura da carta desde que a maioria esteja de acordo.”

“Acho fundamental a Rede se posicionar a favor da reeleição da presidenta Dilma. A pior coisa que poderia acontecer à agroecologia (e a todos às conquistas sociais do país durante as últimas duas décadas, incluindo o avanço incontestável na Educação, Ciência e Tecnologia, economia, etc) seria a volta do PSDB ao governo.”

“Eu não acho que a Rede deveria se expressar nesse ou naquele sentido. Colocar a associação em prol de um candidato é obrigar a quem não concorda a se submeter. Ou sair. Isso não me parece correto.”

“Agradeço a oportunidade que a Comissão Gestora nos dá de exercermos nosso direito de escolha. Confio em nossa democracia interna. Saber os resultados dessa votação também nos dará condições de entender quem somos.”

“A atual gestão não tem avançado na democratização da gestão do estado, não há conselhos nem participação na formulação das políticas. A saúde, a educação a segurança não estão sendo administradas a contento. A intelectualidade ao invés de ser chamada para particpar é chamada para receber pequenos projetos que não resolvem os problemas do país. Reconheço que o MDA tem feito muitas coisas, mas representa apenas uma pequena parte daquilo que o povo espera do governo. Pagamos impostos e não temos saúde, educação, estrada, segurança,..”

“Precisamos de mudanças e novos incentivos ao setor.”

“Considerando esta democracia neoliberal em que vivemos, por n-razões, voto nulo.”

“Dilma Rousseff representa um retrocesso que perdura há 8 anos e que precisamos modificar, mas infelizmente, ainda não temos nenhum representante!”

“na minha opinião acho q a Rede deveria defender e apoiar idéias e propostas relativas aos seus objetivos sociais e de consumo consciente e não apoiar candidatos.”

“A vitória de Dilma significa a preservação de todos os avanços, nos diversos segmentos sociais, conquistados a partir de 2003, com perspectivas de ampliação num segundo mandato.”

“Dilma 13,pela Agroecologia.”

“Dilma 13!”

“Não consigo apoiar um partido que está envolvido em sérios escândalos de corrupção.”

“O momento, como sempre em 2o turno, é dramático, que maravilha que podemos ver a opinião da Rede! Eu apoio a carta, há diferenças entre as duas candidaturas, por mais que tenhamos criticas ao PT e com toda razão; o PSDB, a midia e a direita é o completo retrocessos aos avanços (ainda que insuficientes) que tivemos (aumento do salario minimo, dezenas de novas universidades, queda dos juros, combate a fome, P1+2, Planapo, Senaes, etc). Votar nulo é dar força pra Aecio Neves e sua politica neoliberal – financeira – privatizante – estado minimo. A despolitização intencional que a midia esta fazendo com essa onda da corrupção é total de manobra, a corrupção pega todo o sistema dos grandes partidos do país. Não podemos dar força para o desmonte da educação e do sistema publico marcas do PSDB (vejam em SP e MG), os votos do 1o turno já foram de classe, o que reforça a polarização.”

“DILMA!!!!”

“coerência acima de tudo…”

“É fundamental nos unirmos aos demais movimentos sociais.”