Relato da reunião do Grajau em 2/10/2017 realizado por Caroline Porto
Presentes: Alexandre, Beth, Carol, Edson, Larissa, Mayella, Pamela, Rafael e Sonali
1. NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DOS PEDIDOS DE FRESCOS
Iniciamos a reunião abordando a questão do baixo pedido de frescos não só do nosso núcleo, mas da rede como um todo. Miriam pediu à Beth para discutirmos a viabilidade de passarmos as entregas do núcleo para semanal a fim de contribuir com o aumento dos pedidos de frescos. O assunto já foi bastante discutido no núcleo em outros momentos e novamente chegamos à conclusão de que não é possível dar este passo no momento pois: 1.Não temos um número de associações integrais no núcleo que viabilize financeiramente a entrega semanal no núcleo; 2. Não temos um número razoável de cestantes que possam se comprometer a fazer pedidos semanais.
Falou-se então da necessidade de divulgar mais a Rede no bairro, de modo que conquistemos mais associados para novamente avaliarmos a ampliação da frequência de entregas no núcleo. Novamente relatou-se a possibilidade de participarmos da feira Desapegue-se, organizada pela Casa Anitcha, que ocorre 1 vez ao mês na Praça Edmundo Rego, no Grajaú. Esta pode ser uma ação de divulgação macro da Rede e não apenas do núcleo, visto que a feira é bastante conhecida na cidade e recebe um público expressivo.
2. NECESSIDADE DE REGULARIZAÇÃO DE PENDÊNCIAS NAS FINANÇAS E DE ENVIO DOS RELATÓRIOS
A Rede vem atrasando recorrentemente o pagamento dos produtores. A resolução desta questão está sendo tratada com urgência, visto que lutamos pelo respeito ao produtor e pela sua viabilidade de permanência no campo. Tais atrasos ocorrem principalmente em função de 2 questões: 1. Atraso no pagamento (tanto do cestante para o núcleo, como do núcleo para o financeiro da Rede); 2. Atraso no envio dos relatórios financeiro e de entregas.
Já foi destacado inúmeras vezes, inclusive na carta semanal (dia 12/09), que é responsabilidade de todos do núcleo estarmos em dia com o financeiro.
Na tentativa de solucionar o problema, a Rede estabeleceu a seguinte regra: os núcleos que não enviarem seus pagamentos e os relatórios no prazo terão a próxima entrega suspensa. O pagamento das associações será mantido mesmo com a entrega suspensa.
Dito isto ficou acordado que o núcleo Grajaú irá adotar 2 estratégias para regularizar suas pendências:
Pagamento antecipado
A partir da próxima entrega (07/10) os cestantes do núcleo Grajaú deverão fazer seu pagamento antecipado (após o envio do pedido de frescos e até a sexta-feira, 06/10).
Ressalta-se que esta opção foi possível devido às modificações no sistema, que agora contabiliza débitos e créditos. Sendo assim, aqueles cestantes que pagaram por produtos que não foram entregues terão registrado no sistema seus créditos, que serão automaticamente descontados do seu próximo pedido. Da mesma forma, aqueles cestantes que pegarem produtos “extras” no dia da entrega, terão seus débitos somados automaticamente ao seu próximo pedido.
Para facilitar ainda mais o ajuste financeiro do núcleo, Ana e Mayella abrirão uma conta conjunta na Caixa Econômica apenas para gerenciar os depósitos do nosso núcleo.
3. RODÍZIO DOS CESTANTES PARA A ENTREGA
Após a saída da Rúbia como responsável pelas entregas do nosso núcleo, a Ana assumiu provisoriamente esta função, deixando claro que o faria até o núcleo definir sua nova forma de conduzir as entregas. O tempo foi passando e deixamos o provisório como permanente, contudo, a Ana tem diversas outras atividades e não tem como atender às demandas da entrega sozinha. Também temos tido muitas divergências nos dados, especialmente pelo fato dos cestantes esquecerem e/ou se confundirem com os produtos. Neste quadro, o núcleo tem atrasado sistematicamente o envio dos relatórios.
Assim, acordamos em reunião que a entrega do núcleo passará a ser feita pelos próprios cestantes, sendo 2 cestantes por entrega. Ao todo temos 20 cestantes “colaboradores” em nosso núcleo. Para viabilizar essa nova estrutura de entrega, será organizado um cronograma de 10 meses, onde cada cestante “colaborador” deverá escolher 1 mês para trabalhar na entrega de secos e 1 mês para trabalhar na entrega de frescos.
Esta decisão, ao mesmo tempo em que se mostra preocupante pela responsabilidade que cada um deverá assumir, também se configura como uma excelente oportunidade de amadurecimento do núcleo e de envolvimento dos cestantes.
Encerramos a reunião com o sentimento de que todos podemos colaborar em todas a frentes de tarefas do núcleo. Podemos estabelecer relações cada vez mais saudáveis de colaboração e respeito a todos os integrantes do núcleo, que certamente só irão fortalecer nossa busca por segurança alimentar e equidade na relação campo X cidade. Além disso, com o apoio mútuo nosso trabalho é mais leve e prazeroso.