Primeira entrega e reunião do núcleo Caxias
Data: 8 de outubro de 2017
Local: Terra Viva
Presentes: Mariana Freire, Mariana Oliveira, Sandra, Bruno, Marcio, Suely, Marcelo, Melissa, Aldacy, Beth, Fabiana, Priscilla, Jaqueline, Fabiana, Priscila e Tânia
Objetivo: Mutirinho NC, entrega cestas e reunião do NC
1) Mutirinho do NC:
Foi muito interessante perceber que a única participante do Mutirinho que tinha pedido cesta foi a Mariana Freire. Suély e Marcelo (produtores de ovos), Jaqueline, Marcio e Mariana Oliveira (que cedeu a cesta para que um cestante que pagou depois do prazo não ficasse sem) não tinham pedido, mas estiveram mobilizados na harmonização dos produtos para que os cestantes pudessem fazer sua retirada.
2) Reunião NC
Uma hora foi suficiente para realizar o mutirinho e depois dele fizemos uma reunião com o núcleo. O objetivo era encontrar com os que ainda não tinham vindo ao núcleo, mesmo tendo feito os pedidos, falar um pouco sobre a lógica da Rede Ecológica, tirar dúvidas, avaliar em conjunto os produtos da cesta, resolver em conjunto desafios do núcleo (transporte) e a questão da participação de todos os cestantes no mutirão da rede e na acolhida. Enfim, dividirmos tarefas.
Nesse segundo momento, também estavam presentes Tânia (que por questões físicas não pode carregar qualquer tipo de peso), Sandra e Bruno. Então Mariana Freire e Mariana Oliveira falaram um pouco sobre o primeiro pedido, a experiência do primeiro mutirão com produtos do núcleo, o pagamento da associação (que no primeiro pedido foi realizado apenas por quem consumiu as cestas, em caráter de teste) e o desafio do valor necessário para pagar o transporte dos secos vindos do Grajaú. Nesse momento, Sandra (e, mais tarde, Fabiana) se comprometeu de ajudar no próximo mutirão da Rede e Marcio, professor de Matemática, disse que vai ajudar com as finanças e fazer o transporte com seu carro, pois já estará próximo ao Grajaú na sexta à noite. Decidimos contribuir com a gasolina nesse primeiro momento. Além disso, comentamos a necessidade de outras pessoas participarem nas reuniões do Rio quando estivesse sobrecarregado para as Marianas, levando e trazendo questões do NC para a Rede Ecológica. Jaqueline se disponibilizou a pegar os cafés de Caxias (na Feira de Ec. Solidária) e trazer para o NC (mais uma tarefa que precisava ser distribuída.
Começamos a conversar sobre os produtos da cesta. O incentivo mais forte foi para as trocas entre cestantes que consomem mais ou menos, ou que têm alguma restrição alimentar. Além disso, percebemos a necessidade da produtora Suély que ainda ganha bem pouco com o núcleo e nem tem condições de ser cestante (algo que estamos priorizando viabilizar) e também da Jaque (que faz pães e bolos) e estamos articulando uma maneira de eles venderem mais dentro do NC. Depois de algumas trocas, também no grupo de whatsapp, percebemos um interesse comum pelos integrais em alguma medida e foi decidido que no próximo pedido a cesta terá os seguintes produtos:
Arroz branco – 2kg / Arroz integral – 2Kg / Feijão preto – 2Kg / Açúcar mascavo – 1Kg / Farinha integral – 1Kg / Palmito – 1 Frasco / Pasta de alho – 1 pote / Ovo – 1 dúzia / Café – 500g / Suco – 1 garrafa /
Opcional: Castanha do Pará da Rede Ecológica / Frescos da Suély e ovos extra / Bolos e pães da Jaqueline
3) Entrega das cestas
Foi muito bacana ver algumas pessoas experimentando a prática de separar seus próprios produtos e pesar seu próprio arroz. Tentamos criar uma responsabilidade com o espaço também. Lembramos e repetimos a lógica da Rede, então todos trouxeram seus frascos.
Disponibilizamos para quem esquecesse alguns sacos grossos a preço caro, para inibir o uso.
Esse tempo que passamos juntos foi bastante produtivo para que todos experimentassem o viver em rede. O que faz com que qualquer discurso seja menos valioso. É importante que cada um de nós, limpe, organize, pese, resolva problemas, se responsabilize. No fim da manhã, uma cestante interessada chegou ao NC para entender o funcionamento. Ela questionou BOA parte do funcionamento da Rede Ecológica (Ex. Questionou não ter entrega, a proximidade com os produtores, os produtos escolhidos, a prioridade por orgânicos…) e foi um momento muito rico de falarmos dessa forma tão revolucionária de viver e, por isso, tão difícil em muitos momentos.
Fabiana e Priscila vieram apenas buscar as cestas e não puderam ficar.
4) Dúvida sobre o arroz que consumimos (Eveli). A Jaqueline perguntou sobre o reaproveitamento do saco de farinha para transportar o arroz. Para ter certeza se recebem algum tratamento e não ficar “contaminado” para os celíacos. Apenas para informarmos ao Núcleo.