Blog

Relato sobre a Roda de Conversa sobre mercados no Encontro estadual de Agroecologia

Relato sobre a trajetória da Rede Ecológica e a Professora de Serviço social da UFRJ, Leili Silvia, relatou a experiência da organização de cestas
do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores). Estiveram presentes, agricultores de diversas regiões, técnicos, consumidores. Cristina da ABIO fez a mediação e no debate foram destacados os seguintes pontos:
– A apropriação dos sentidos do orgânico e do agroecológico por grandes corporações;
– a importância do consumidor apoiar o agricultor conscientemente; a ideia de um consumidor militante;
– compreender que o consumidor não nasce pronto, mas precisa de um processo continuado de formação;
– a importância do acompanhamento dos agricultores e do  estabelecimento de relações de transparência;
– a opção da Rede Ecológica em apoiar os menos organizados e mais próximos dos consumidores;
– a defesa da venda direta;
– a valorização do processo de certificação direta (agricultor-consumidor);
– a preocupação com a segurança do agricultor (aquele que vende)
– a ameaça dos espaços públicos das feiras agroecológicas, ameaçadas pelo poder público ou relações de poder locais
Como síntese do debate, os presentes elaboraram os seguintes itens para apresentação na plenária:
 Garantia de políticas públicas para as feiras com gestão popular;
 Exigir a conquista de políticas públicas já conquistadas;
 Regulamentar a RDC 49;
 Formar o consumidor e construir outras lógicas de abastecimento;
 Resgatar e incentivar a cultura alimentar local;
 Promover relações de confiança e solidariedade entre produtores e
consumidores;
 Considerar as diferentes expressões de mercado: