Blog

Noticia do núcleo Caxias

Relato do  NÚCLEO CAXIAS realizado por Mariana Freire em conexão com Mariana Oliveira:

 O quê? Reunião do Núcleo Caxias + Mutirinho e entrega das cestas.

 Objetivo: Troca de item da cesta + pagamento da associação dos integrantes + participação das pessoas nas tarefas do núcleo + conversar sobre como tem sido a experiência.

 Presentes: Suély, Mariana Freire, Marcelo, Mariana Oliveira, Tânia, Merlyn, Diego e Miguel.

 1) O núcleo decidiu que a pasta de alho vai sair da cesta a partir do próximo pedido. Motivo: excesso de sal e vários cestantes com restrição. Estamos avaliando o produto que pode entrar no lugar. Na reunião, a Suély deu a ideia de alguma geleia ou aveia. Colocaremos em votação no grupo as opções que se encaixam.

 2) Boa parte do tempo conversamos sobre as associações. O núcleo decidiu que deve permanecer no grupo de cestantes do whatsapp (nosso meio de comunicação oficial), neste momento, apenas quem está participando de alguma forma, ainda que seja apenas via associação (R$ 10). As portas sempre estarão abertas para quem queira fazer parte do núcleo, mas entendemos que, até por uma questão de organização, precisamos saber com quem contar na divisão de tarefas. Dessa forma, os interessados na proposta que estão no grupo, mas ainda não participam efetivamente, terão até o final do mês, para refletir e decidir se querem já fazer parte ou se voltam em outro momento.

 3) Vamos abrir um novo grupo de whatsapp apenas com os que participam efetivamente (são dez atualmente).

 4) Conversamos sobre a necessidade de que o grupo esteja presente: no mutirão, no mutirinho do núcleo e na acolhida da Rede. Merlyn deu o nome para o próximo mutirão e aguardamos mais nomes para essa e as outras atividades (que não saíram na reunião por impossibilidade dos demais presentes).

 5) Falamos do último mutirão no Grajaú, em que Mariana Oliveira foi e contou apenas com a ajuda de uma nova interessada em ser do núcleo. Percebemos que isso não faz sentido e reforçamos a necessidade de participações dos que já participam.

 6) No nosso mutirinho também houve ausências, o que acarretou um esforço injusto para algumas pessoas (Separar produtos, arrumar potes para os dois tipos de arroz, carregar peso e queimar os pensamentos pra enfrentar os desafios que apareceram…). Falamos da importância de refletir sobre a responsabilização coletiva do núcleo. Conversamos que as regras que estabelecemos precisam ser mantidas e que a Terra Viva não tem espaço para guardar cestas. Quem não puder ir às entregas precisa combinar previamente como vai retirar sua cesta e o que pode ser feito.

 7) Uma pessoa não foi buscar seu pedido no núcleo e não entrou em contato. Quando ligamos, 2h depois do combinado, ela pediu que guardássemos em algum lugar ou alguém levasse pra casa e mais tarde ela pegaria. Decidimos repassar a cesta internamente para uma pessoa que podia buscá-la na mesma hora. Essa situação foi bem chata para nós, pela falta de comprometimento e de satisfação, além do trabalho prático que tivemos para resolver a questão.

 8) Ressaltamos a lindeza que foi receber os produtos de Suély e Marcelo. Nossos primeiros frescos!!!  Muito cuidado em cada pedido e energia boa para nossas famílias. Recebemos jiló, acelga, abóbora, berinjela e aipim – com e sem casca.

 9) Uma outra alegria foi a oferta dos feijões vermelhos da Sandra, que também é cestante. Ela ainda não sabe como será a frequência da oferta, mas terá para vender já no próximo pedido e vamos priorizar o dela.

 10) Começamos um papo sobre um café da manhã no sítio da Suély, para conhecermos. Apenas o início de um papo! Ela e Marcelo disseram que as portas estão abertas e vão pensar essa logística de oferecer uma refeição.

 Novidade boa: Rafael Carvalho (Grajau), da comissão de acolhida, se ofereceu para fazer uma acolhida para o novo núcleo de Caxias. Ótima iniciativa! Quem quiser ir, e participar deste dia, integrando o grupo mais à Rede, vai ser muito bom!