Relato da reunião havida no núcleo Niterói em 16-05-18, preparado por Rosângela Laranja:
Estavam presentes na reunião Elaine, Gabriela e o marido, Leandro, Priscila, Renato, Rosangela e Thiago.
Situação da participação do núcleo nas atividades da Rede
Vimos que muitas vezes gostaríamos de participar mais de alguns momentos da Rede mas que a distância tornava difícil que isso acontecesse.
Foi falado que a maneira como a Rede coloca o que se tem que fazer é muito hierárquica.
Falamos da importância de estarmos presentes nas reuniões para discutir essas questões.
Representante do núcleo na Comissão de Finanças
Com relação a nossa representação na Comissão de finanças, Leandro Valentim seria uma possibilidade mas o mesmo disse que não lida bem com números. Explicada qual seria a tarefa ele resolveu assumir para ver se consegue dar conta. Falamos que é legal experimentar cada função na Rede.
Representante do núcleo na Comissão Gestora
Na Comissão Gestora, Priscila Cardoso, ficou de substituir Ana, sendo que ela até junho não teria tempo, então fiquei de, como suplente, dar o apoio a ela, na medida do possível.
Pedidos de frescos da Rede e Regionalizados – diminuição da quantidade
Nosso volume de frescos diminuiu bastante tanto na Rede quanto nos Regionalizados. Um dos motivos é que temos 4 associados que estão morando longe (em Itaipu), então eles compram só mensalmente. Outro é o aumento da oferta nas feiras com hortaliças que, muitas vezes, falta ser entregue na Rede. Esses foram apontados como motivos principais dessa diminuição.
Eu também consumia mais hortaliças e raízes só que no momento estou seguindo uma alimentação com ênfase nos frutos de horta e de pomar.
Na regionalização no início (ano passado) tínhamos o Sitio Deiger que oferecia verduras, mas que esse ano colocou a condição de só nos fornecer se nosso consumo mínimo fosse de 200,00, o que não é possível para nós. Então ficamos sem verduras.
Os produtos do Festa da Natureza também tem estado mais caros. Pedimos para ele baixar a batata baroa e ele concordou. O forte deles são os tubérculos.
Para tentar melhorar isso pensamos em mandar um e-mail fazendo um apelo para os associados comprarem mais no quinzenal sendo que, se alguém tiver dificuldade de pegar aciona o grupo que um de nós irá ajudar, pegando os seus produtos.
Foi falado que uma possibilidade de divulgar nosso movimento seria panfletar no portão do CSB no sábado.
Renato ficou de ver se a escola Waldorf Jardim São João da qual eles fazem parte, se associa à Rede.
Ficamos de dezembro até março sem ter os Regionalizados porque desde dezembro os produtores não conseguiram nos abastecer durante as férias e ficou difícil para Mariana fazer essa articulação.
Renato criou em sua casa um espaço de distribuição de orgânicos (
Relato da reunião havida no núcleo Niterói em 16-05-18, preparado por Rosângela Laranja:
Estavam presentes na reunião Elaine, Gabriela e o marido, Leandro, Priscila, Renato, Rosangela e Thiago.
Situação da participação do núcleo nas atividades da Rede
Vimos que muitas vezes gostaríamos de participar mais de alguns momentos da Rede mas que a distância tornava difícil que isso acontecesse.
Foi falado que a maneira como a Rede coloca o que se tem que fazer é muito hierárquica.
Falamos da importância de estarmos presentes nas reuniões para discutir essas questões.
Representante do núcleo na Comissão de Finanças
Com relação a nossa representação na Comissão de finanças, Leandro Valentim seria uma possibilidade mas o mesmo disse que não lida bem com números. Explicada qual seria a tarefa ele resolveu assumir para ver se consegue dar conta. Falamos que é legal experimentar cada função na Rede.
Representante do núcleo na Comissão Gestora
Na Comissão Gestora, Priscila Cardoso, ficou de substituir Ana, sendo que ela até junho não teria tempo, então fiquei de, como suplente, dar o apoio a ela, na medida do possível.
Pedidos de frescos da Rede e Regionalizados – diminuição da quantidade
Nosso volume de frescos diminuiu bastante tanto na Rede quanto nos Regionalizados. Um dos motivos é que temos 4 associados que estão morando longe (em Itaipu), então eles compram só mensalmente. Outro é o aumento da oferta nas feiras com hortaliças que, muitas vezes, falta ser entregue na Rede. Esses foram apontados como motivos principais dessa diminuição.
Eu também consumia mais hortaliças e raízes só que no momento estou seguindo uma alimentação com ênfase nos frutos de horta e de pomar.
Na regionalização no início (ano passado) tínhamos o Sitio Deiger que oferecia verduras, mas que esse ano colocou a condição de só nos fornecer se nosso consumo mínimo fosse de 200,00, o que não é possível para nós. Então ficamos sem verduras.
Os produtos do Festa da Natureza também tem estado mais caros. Pedimos para ele baixar a batata baroa e ele concordou. O forte deles são os tubérculos.
Para tentar melhorar isso pensamos em mandar um e-mail fazendo um apelo para os associados comprarem mais no quinzenal sendo que, se alguém tiver dificuldade de pegar aciona o grupo que um de nós irá ajudar, pegando os seus produtos.
Foi falado que uma possibilidade de divulgar nosso movimento seria panfletar no portão do CSB no sábado.
Renato ficou de ver se a escola Waldorf Jardim São João da qual eles fazem parte, se associa à Rede.
Ficamos de dezembro até março sem ter os Regionalizados porque desde dezembro os produtores não conseguiram nos abastecer durante as férias e ficou difícil para Mariana fazer essa articulação.
Renato criou em sua casa um espaço de distribuição de orgânicos (http://www.organica.eco.br/), então, no dia 10 de março, retomamos experimentalmente a entrega de Regionalizados na casa dele. Como tem dado certo dessa maneira e está sendo um local bastante agradável, já teve cantoria, almoço com macarronada de pupunha… então agora oficializamos essa entrega. Sendo assim, no momento, temos no mês a entrega de secos e frescos quinzenal da Rede no Colégio Aurelino Leal e as duas entregas de frescos Regionalizados na casa de Renato.
Outra coisa combinada foi que faremos uma lista dos produtos essenciais que temos nos frescos da Rede para procurarmos produtores para nos abastecer, colocar nos Regionalizados e podermos nos tornar, futuramente, um núcleo mensal da Rede. Esse trabalho de procura e contato terá que ser um trabalho grupal.
Renato esclareceu que os produtores que levam os produtos até sua casa pagam 10% à casa para disponibilizar os produtos no site e ele entregar. Os produtores que oferecem em seu próprio site pagam 5% para que ele faça a entrega e os produtos que ele traz de Silva Jardim, além dos seus, ele coloca em torno de 25% para cobrir os custos de combustível.
Pagamento das compras na Rede
Foi pedido para sugerir à Rede a implementação da máquina de cartão Moderninha para que não se saia do núcleo com um volume grande de dinheiro, já que a Rede não aceita mais cheque.
Comissão de Acolhida do Núcleo
Com a saída de Thiago da Rede ficam, no momento, apenas Elaine e Rosangela na acolhida e vamos marcar logo uma reunião, pois tem gente interessada em entrar, embora já estejamos sabendo que algumas trabalham sábado pela manhã, o que já colocaram como sendo um complicador.
então, no dia 10 de março, retomamos experimentalmente a entrega de Regionalizados na casa dele. Como tem dado certo dessa maneira e está sendo um local bastante agradável, já teve cantoria, almoço com macarronada de pupunha… então agora oficializamos essa entrega. Sendo assim, no momento, temos no mês a entrega de secos e frescos quinzenal da Rede no Colégio Aurelino Leal e as duas entregas de frescos Regionalizados na casa de Renato.
Outra coisa combinada foi que faremos uma lista dos produtos essenciais que temos nos frescos da Rede para procurarmos produtores para nos abastecer, colocar nos Regionalizados e podermos nos tornar, futuramente, um núcleo mensal da Rede. Esse trabalho de procura e contato terá que ser um trabalho grupal.
Renato esclareceu que os produtores que levam os produtos até sua casa pagam 10% à casa para disponibilizar os produtos no site e ele entregar. Os produtores que oferecem em seu próprio site pagam 5% para que ele faça a entrega e os produtos que ele traz de Silva Jardim, além dos seus, ele coloca em torno de 25% para cobrir os custos de combustível.
Pagamento das compras na Rede
Foi pedido para sugerir à Rede a implementação da máquina de cartão Moderninha para que não se saia do núcleo com um volume grande de dinheiro, já que a Rede não aceita mais cheque.
Comissão de Acolhida do Núcleo
Com a saída de Thiago da Rede ficam, no momento, apenas Elaine e Rosangela na acolhida e vamos marcar logo uma reunião, pois tem gente interessada em entrar, embora já estejamos sabendo que algumas trabalham sábado pela manhã, o que já colocaram como sendo um complicador.