Em 09/12/17 Helga e Lúcio (Urca), se disponibilizaram a visitar o sítio da Glória, produtora de ovos de Guapimirim. Segue o relato:
“Como o objetivo de diagnosticar a realidade do agricultor, ouvi-lo, oferecer assistência na conversão convencional-orgânico e entender o que ele realmente deseja realizamos uma visita ao Sítio da Gloria no dia 9/12/2017. Fomos muito bem recebidos por ela e sua filha Melissa. Um pouco mais tarde chegou o Miguel, esposo de Gloria, que nos mostrou seu projeto de implantação de tanques para criação de peixes em gaiolas na sua propriedade.
Conversamos bastante durante aproximadamente duas horas sobre a produção de ovos e visitamos o sitio que nos pareceu ter em torno de 2-3 hectares.
A família Porto tem cerca de 60 galinhas, todas da mesma variedade, que estão num galinheiro construído através do projeto PAIS que coloca um galinheiro no centro de uma horta em forma circular. A ideia é que os restos vegetais da horta sirvam para alimentação das galinhas e que a cama do galinheiro (esterco) sirva para produção de adubo compostado para horta. No momento a horta está desativada. Disseram que estão iniciando os trabalhos para reativa-la. A Melissa se formará em Agronomia pela Rural no ano que vem.
Além da produção de ovos o Sitio tem algumas frutíferas como: limão tahiti, goiaba e abacate (este ainda não está produzindo). As culturas anuais são: batata doce, aipim, milho, cana de açúcar.
Colocamos a ideia da Rede prestar assistência (técnica e/ou financeira) na conversão da produção de ovos convencionais (caipira) para orgânicos onde, a longo prazo e gradativamente, poderíamos auxiliar o produtor a implantar três fases:
1. Produzir a própria ração comprando os insumos orgânicos e fazendo a moagem e a mistura na propriedade;
2. Produzir os insumos (ou parte deles) no Sítio e, a partir deles, produzir a própria ração;
3. Colocar os excedentes da produção de ração orgânica produzida no sitio à disposição de outros produtores de galinhas interessados na conversão convencional-orgânico;
Este seria o caminho que nos parece lógico e natural para diminuir o custo de produção e a dependência do produtor da indústria de rações e de intermediários.
Atualmente dona Gloria compra a ração de um intermediário, drenando boa parte de seu lucro e, por conseguinte, forçando a alta de preços ao consumidor final. Segundo a planilha apresentada por ela, seu lucro com toda a produção é de R$ 500/mês.
Procuramos ouvir bastante o agricultor, porém, segundo a família, sua propriedade é pequena para produzir os insumos da ração orgânica e portanto ainda continuam com a mesmo plano. Ideia esta colocada nos e-mails iniciais enviados à Rede: passar a produzir ovos orgânicos comprando a ração orgânica o que implicaria na alta do preço de R$ 12/dz pra R$ 16/dz.
Enfim, a visita foi muito interessante e proveitosa e nos colocamos à disposição, para retornar sempre que for possível, também com outros participantes da Rede, para acompanhar o processo que irão implantar a partir de 2018.
A visita foi finalizada com um maravilhoso almoço onde foi servido: arroz, caponata de berinjela, farofa, feijão e carne assada com batatas.
Helga e Lucio”