Itaipava (Petrópolis)

Local: Feira Ecosolidária da APA de Petrópolis – Estrada União e Indústria, 9722 (ao lado do Corpo de Bombeiros)
Entrega mensal em um sábado de 9h às 12h, exclusivamente de produtos secos. As compras de frescos ocorrem com produtores locais.

Itaipava foi criado oficialmente no dia 19 de abril de 2013. O ponto de partida foi a criação de uma feira ecossolidária organizada pelo Slow Food, entre consumidores e produtores locais. Esta feira foi se reduzindo por falta de produtores e passou a ser mensal, a entrega de secos teve o papel de impedir seu fechamento. Ao mesmo tempo, em 2014 a feira foi inserida no projeto de criação da Rede Comsol (rede nacional de comércio solidário) e está recebendo apoio para sua reestruturação.

Existe no núcleo um movimento de busca autônoma de abastecimento de produtos (ex. massas, processados, laticínios) de produtores locais. Outro exemplo é o trabalho de acompanhamento no processo de transição agroecológica de produtores de laticínios de Bemposta.

Em 2015 agregou-se ao núcleo um grupo de consumidores da AAT – Associação de Agroecologia de Teresópolis, predominantemente produtores que participam das feiras agroecológicas locais, que vão buscar seus produtos secos nesse núcleo e trazem alguns produtos frescos sob encomenda. O grupo de Teresópolis está crescendo com a entrada de novos consumidores, a perspectiva é de criação de um núcleo específico no local, mas que funcione em rede com Itaipava.