Blog

Despedida de Belén Arino

Belén Arino, associada de Botafogo, nos enviou sua carta de despedida:
“Boa noite companheiras e companheiros,
Meu tempo no Rio de Janeiro está acabando, eu esperava ficar até maio deste ano, mas tenho que adiantar minha volta para Espanha a finais de janeiro, de modo um pouco inesperado. Então muito ao meu pesar comunico que vou sair da comissão de reprodutores, do acompanhamento das farinhas, da campanha contra dos agrotóxicos, e também não vou participar mais das tarefas específicas da Rede Ecológica.


Comecei a participar em grupos de consumo orgânico em Barcelona em 2007. Lá foi uma experiencia muito rica para mim. Embora inicialmente entrasse principalmente por causa do consumo de produtos ecológicos, depois vi que os grupos de consumo oferecem benefícios até maiores. Comecei a conhecer e interagir com pessoas do meu bairro, e de outras regiões da cidade, participar em movimentos sociais, fomentar a agroecologia e no final tecer uma rede ecológica e de transformação social e econômica.
Desse modo quando cheguei ao Rio, estava querendo continuar e participar também em um grupo que pudesse desenvolver similares objetivos aqui. Foi muito feliz este ano e meio na Rede. Adorei conhecer tantas pessoas interessantes, tanta energia, tanta criatividade. Vivi a melhora do passo de encomendar do excel ao site, foi maravilhoso ver essa transformação que me fez reflexionar sobre o poder de uma ampla rede de pessoas multidisciplinar. Adorei ler as cartas semanais, curti os mutirões de secos com pessoas generosas, solidarias, cheias vontade de construir . Fiquei impressionada de receber tantos milhões de e-mails diários da comissão de re-produtores, mostrando essa vontade e energia de melhora continua. Fiquei encantada das amigáveis reuniões no núcleo de Botafogo, em baixo das árvores nos dias de forte sol e em baixo dos guarda-chuvas nos outros dias; cheias de conversas infinitas para otimizar processos e também para discutir os temas pendentes. Também agradecer intensamente as amizades feitas.
Foi inspirador. Muito obrigada pela experiência. Ainda que vou embora, vou continuar também na rede no sentido mais amplo, participando da agroecologia, agora desde Madrid na Espanha. Então vamos manter o contato e conversando.Beijos e força!”
Foi muito bom ter você entre nós, Belén, e vamos continuar cultivando esta interação. A nova comissão de agroturismo vem aí, e quem sabe possam se fazer trocas inspiradoras!