Blog

Campo Grande e seu quadro de participações

Desta vez é Campo Grande que manda as participações de seus integrantes em 2013 – é o núcleo mais recente da Rede antes da Freguesia! Agora aguardamos apenas os quadros de participação / relato de Seropédica e Itaipu. Segue histórico do núcleo Campo Grande:
é um núcleo independente da Rede Ecológica há menos de 6 meses . Sua história se inicia com o esforço da Rede carioca de agricultura Urbana de realizar compras coletivas, um antigo anseio. Como as pessoas da lá moram em geral na zona oeste e na região metropoltana, a dificuldade de tornar isto realidade, era grande. Viu-se uma possibilidade de realizar estas compras aproveitando o movimento da feira orgânica de Campo Grande,na qual havia produtores e simpatizantes da rede carioca interessados em aderir as compras coletivas. Seria uma boa oportunidade de envolver os demais consumidores da feira, além de ser uma boa forma da Rede Carioca de Agricultura Urbana iniciar ali sua presença.


Para que isto se tornasse realidade, era muito importante que as compras fossem trazidas até a feira orgânica de Campo Grande, que acontece aos sábados no espaço da Emater.
A partir de 2011 esta presença se iniciou, com um formato possível na época: a Rede Carioca de Agricultura Urbana se associaria ao núcleo Recreio,da Rede Ecológica, e pagaria uma associação de produtores, já que produtores da Agroprata integram o grupo, que pagam uma taxa mais reduzida. Quando o limite de compras fosse atingida, nova associação de produtores seria assumida.
As entregas começaram a acontecer no núcleo do Recreio, tendo sido o transporte do núcleo recreio até Campo Grande coberto pelo grupo de Campo Grande. Discretamente assim se iniciou a inserção de um grupo de associados em uma feira, algo inédito na Rede. A Rede Carioca teve um empenho especial no sentido de firmar estas entregas e a barraca da Rede Carioca de agricultura Urbana como representativa e reconhecida como um espaço de compras coletivas/atuação dentro da feira. Havia um revendedor de produtos secos nesta feira, e houve um momento de certa tensão a respeito da convivência das duas iniciativas. Isto foi superado.
Nestes anos de implantação, destacaram-se ana Paula Rodrigues, Bernardete Montezano e Irma Bello, integrantes da Rede carioca de Agricultura Urbana, que funcionaram dedicadamente como animadoras do grupo, facilitando sua organização de compras, interagindo no sentido de formar um grupo. Realizaram um belo trabalho de mobilização, união, de modo que a feira é um espaço caracterizado bem por Irma, como um espaço “feliz”, em que se comemoram os aniversários, há sempre um Junta-pratos, trocas de receitas,uma conversa/prática relacionada à alimentação, à segurança alimentar. Afetivamente há um forte vinculo. E a feira como espaço em que a Rede Carioca de Agricultura Urbana atuava, foi ganhando força, integrando-se ao projeto Semeando agroecologia, coordenado pela aspta, o que significou uma nova formatação, ajudando a divulgá-la.
Ao mesmo tempo, dentro da Rede Ecológica, o grupo ficava praticamente invisível, já que se manteve funcionando com uma ou 2 associações, cumprindo apenas os relatórios contábeis das entregas, sem maiores trocas com a Rede Ecológica como um todo.
Com o término do núcleo do Recreio, e a posterior criação do núcleo Vargem Grande, começou a se perceber a importância deste grupo ser considerado um núcleo, e se integrar ao funcionamento habitual da rede. Um processo de transição se iniciou, em que as facilitadoras iam apontando ao grupo as características de um núcleo da Rede Ecológica, e as necessárias adaptações. 2 reuniões de apresentação da rede ecológica aconteceram,com a presença de Miriam Langenbach e que definiram o inicio de um núcleo autônomo. Muita novidade para vários, especialmente no quesito participação. Estavam muito acostumadas a ter suas lideranças cuidando e assumindo as responsabilidades.
Dentro deste quadro, agora se iniciam as participações integradas á Rede ecológica. Certamente ao final de 2014 este quadro trará mais gente atuando. Importante destacar novamente a presença de Bernardete Montezano na preparação de novo núcleo da rede Ecológica, junto a feira da Freguesia, além de sua atuação nos movimentos sociais.
Campo Grande fez um trabalho de preparação, que explicitou para a Rede Ecológica que núcleos de compras coletivas podem ser uma forma muito rica de acontecerem junto a feiras. Estimulou a Rede Ecológica a topar a experiência de implantar um grupo de consumo na feira a ser iniciada na Freguesia.
Atualmente há 10 Associada(o)s, sendo que … Compartilham a associação.
Núcleo Campo Grande- Rede Carioca Agricultura Urbana
área 1 – compras coletivas (cuidados com o núcleo)
Ana Paula Rodrigues- entregas/ relatório financeiro/cadastro u
Aline – acolhida
Wilma- entregas/vasilhames
área 2 – interação com os produtores
Mônica Poncione – acompanhamento produtores (mudas de plantas da Agrovargem)
Bernardete Montezano – spg da Rede Carioca de Agricultura Urbana /Abio
área 4 – Movimentos sociais
Bernardete Montezano – atuamovimentos sociais (área 4)
Demais participantes, ainda sem definição: Irma (titular)/ Pedro Paulo, Madalena(titular), Dalila, Lucio, Cintia (titular),Adriana (titular),Catarina,Lélia(titular), Jorge.
Já participaram de mutirão: Ana Paula, Bernardete,Dalila,Irma, Pedro Paulo,Monica, Paulo e Lélia.