Blog

inauguração do Centro de memória Silvio Tendler

No dia 1º de Abril, às 20 horas, o Museu da República vai inaugurar o seu novo espaço para cinema e debates, com o lançamento do documentário “Os militares que disseram não”, de Sílvio Tendler.
Com apoio da “Mostra de Cinema Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, o “Cineclube Cinema e História Sílvio Tendler” vai estrear apresentando cinco dias de documentários.
A inauguração será no Jardim do Museu, com participação do diretor Sílvio Tendler e convidados. O filme é sobre os militares que lutaram pela constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, e a que até hoje buscam reconhecimento na História do País, pois a sociedade pouco ou nada sabe a respeito desses militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática. O filme de Sílvio Tendler, “Os militares que disseram não”, é de 2013.
No dia 02/04, no Auditório do Museu, às 20 horas, será exibido o filme “advogados contra a ditadura”, também de Sílvio Tendler. O filme fala sobre o papel dos advogados na defesa dos direitos e garantias dos cidadãos durante a ditadura militar.
No dia 03/04, no Auditório do Museu, às 20 horas, será exibido o filme “Repare bem”, de Maria de Medeiros. Vencedor do Kikito de melhor filme no festival de Gramado de 2013, conta história de três gerações de mulheres envolvidas na luta contra a ditadura militar.


No dia 04/04, também no auditório, às 20 horas, teremos a exibição do filme “Eu me lembro”, de Luiz Fernando Lobo. O filme é um documentário sobre os cinco anos das Caravanas da Anistia e reconstrói a luta dos perseguidos por reparação, memória, verdade e justiça.
E no dia 05/04, no Auditório do Museu, às 20 horas, será a vez da exibição do filme “Duas Histórias”, com direção de Ângela Zoé. O filme mostra a trajetória de dois militantes socialistas, com experiências diferentes, na luta contra a ditadura militar brasileira.
O Cineclube “Cinema e História Sílvio Tendler”, será um espaço para documentários e debates. As exibições acontecerão sempre duas vezes por mês, de quinze em quinze dias, com convidados especiais para conversarem sobre os temas dos filmes exibidos. A entrada é gratuita.
Museu da República
Lançamento do “Cineclube Cinema e História Silvio Tendler”.
Exibição do filme “Os militares que disseram não”, de Sílvio Tendler.
Horário: 20 horas
Local – Tenda no jardim do Museu da República
Debate após a exibição do Filme
Entrada gratuita