Blog

Observações sobre o queijo canastra

Em relação ao queijo canastra, informe de Bibi Cintrão (Santa):”
A Karine (de vila Isabel) me escreveu preocupada com o fato do queijo canastra ter vindo muito mofado (com um mofo branco), perguntando o que fazer.
Segue a resposta do Luciano, o produtor:
“A maioria dos meus fregueses adoram quando aparece esse fungo , o queijo fica muito mais macio, é um fungo da mesma família do fungo do queijo Bree. Peça à pessoa pra degustar o queijo, ele não pode estar amargo e nem azedo, tenho quase certeza que ele está mais saboroso”.
Quem preferir tirar o mofo, pode lavar o queijo com uma escovinha ou raspar com uma faca, mas Luciano recomenda não lavar e apenas tirar a casca da fatia na hora de comer. Luciano e Helena me contaram que antigamente faziam um tratamento da casca do queijo para ela ficar lisa e brilhante, como é comum nos queijos minas meia-cura. A partir da visita de um francês à propriedade deles, que contou que na França deixavam a casca dos queijos mais rústica, eles deixaram de alisar a casca. Isso não quer dizer que deixem de cuidar dos queijos: eles viram os queijos todos os dias para garantir uma maior ventilação e uma cura uniforme. “