Blog

Campanha contra os agrotóxicos: participação na FECIA, lançamento do filme de Silvio Tendler e formação

de Yana Moises (Botafogo), integrante da Campanha contra os agrotóxidos, trazendo as seguintes novidades:
a.”relativa a entrada da rede no Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos- Fecia.

O motivo da solicitação de entrada: comecei a participar do FECIA enquanto representante da Campanha, especificamente no CT de Agroecologia e nas reuniões foi proposto pela Campanha que a Rede solicitasse um pedido de entrada no FECIA como forma de juntar forças em determinadas propostas que são votadas no fórum.

O que é o fórum: ele é um espaço institucional, formado por órgãos da sociedade civil e do governo coordenado pelo Ministério Publico. É um lugar que estão as entidades que tem o poder de fiscalização, sendo esse o principal motivo da importância da Rede estar dentro.(informações:http://www.mprj.mp.br/institucional/)

Acho que com a entrada da Rede no Fecia poderíamos avaliar a importância da Rede no fórum, e se vale a pena inclusive a participação da Rede nesse espaço, passando as informações gerais do que é debatido e as formas de ação do Fecia para os núcleos da Rede para uma avaliação geral de todos os associados da rede. Para ver se existem realmente brechas de atuação dentro do fórum.

Últimas notícias: ontem foi realizada a reunião geral do Fecia, participei ainda como representante da Campanha. Foi solicitada a entrada da Rede assim no FECIA e dessa forma, foi encaminhado um modelo de adesão do Fecia para a Rede preencher. Com isso, na próxima reunião geral do Fecia, seria votado a entrada da Rede no mesmo.
Como já estou participando do FECIA e do CT de Agroecologia pela campanha, poderia representar a Rede e a Mariana Amaral e Graciela Pagliaro (também da Campanha) concordaram em serem suplentes (pelo menos nesse início).

b.No próximo dia 16 de abril, o filme O Veneno está na Mesa 2 estreia no Rio de Janeiro. Será no Teatro Casa Grande, às 20h. Após a exibição, haverá um debate com o diretor, o membro da coordenação nacional do MST João Pedro Stédile, e com o pesquisador da Fiocruz e ex-gerente da ANIVSA Luiz Cláudio Meirelles. A entrada é gratuita.
Sinopse:
Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxicos em O Veneno está na Mesa, o diretor Sílvio Tendler apresenta no segundo filme uma nova perspectiva.
O Veneno Está Na Mesa 2 atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. O filme apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.
Com este documentário, vem a certeza de que o país precisar tomar um posicionamento diante do dilema que se apresenta: Em qual mundo queremos viver? O mundo envenenado do agronegócio ou da liberdade e da diversidade agroecológica?

c.
O Comitê do Rio de Janeiro da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida tem o prazer de convidá-los para o 6 º Encontro de Formação, que debaterá o tema: “Desmonte da Legislação dos Agrotóxicos – Ameaças da Conjuntura Política Atual”

Os encontros de formação promovidos pela Campanha são espaços de debate sobre temas relacionados às ações do grupo, e são abertos a todos os interessados. Apresentam-se também como momentos de aproximação de novos colaboradores à Campanha, de modo que não é necessária a participação prévia para o comparecimento.

O encontro acontecerá no próximo dia 13 de abril (domingo), das 10h às 17h.
Segue a programação em anexo.

O local da atividade será novamente na Ocupação Manoel Congo, que fica na Rua Alcino Guanabara, nº20. Cinelândia. Será oferecido um almoço para os participantes ao custo de R$ 10,00.

Para conferir diversos materiais da campanha, acesse o link: http://www.contraosagrotoxicos.org/index.php/noticias

Contamos com sua presença!
Contatos: Ivi Tavares (cel 21 981759437), Natália (22-999183906) e Yana
Comitê Estadual do Rio de Janeiro
Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida
http://contraosagrotoxicos.org