Blog

O Colha Caqui

Voltamos no primeiro de maio ao sitio de Seu Tiago. foi um momento muito importante para a Rede Ecológica, pois anunciou novos formatos de ação interessantíssimos a serem fortalecidos. A partir da experiência e relações construídas por quatro anos de ação solidária promovida pela Rede Carioca de Agricultura Urbana surgiu uma nova iniciativa de de colheita do caqui. Lea Nagel com uma ação rápida e firme criou um evento no facebook, se aproximavam de 100 os interessados, ao longo de poucos dias. Fica claro que há um interesse muito grande neste tipo de ação, a questão é saber botar o bloco na rua. Interesse que resulta de longos anos de atuação em prol da agricultura urbana na zona oeste do Rio.

A maneira como o evento foi concebido, com uma forte enfase autogestiva superresultou!. assim o transporte foi todo solidário, e combinado passo a passo. foram aproximadamente 50 pessoas, eram mais ou menos 15 a 20 carros. O Rafael (Vila Isabel) puxou uma ida pegando o trem na Central com bicicleta e depois pedalar-se até o Rio da Prata.

A proposta de almoço foi que cada um trouxesse um lanche saudável. Assim ficou um passeio superbarato e interativo.

Seu Tiago nos aguardava, e fomos nos espalhando pelo terreno – em realidade ficamos bem no inicio, quando soubemos que ele tem 2.000 pés de caqui! Todo mundo adorou a colheita, mas fica claro que é difícil subir em árvores frágeis, faltavam equipamentos melhores para pegar, o esforço é grande! Esta percepção é muito importante, porque muitas vezes minimizamos o trabalho do agricultor. Ficou bem claro para todas e todos, que é uma labuta e tanto! E que podemos contribuir de ´várias formas.

Colhemos ao redor de … k de caqui, e seu Tiago estava satisfeito com a renda auferida. ele nos contou de como seu pai fora o primeiro que trouxe o caqui para a região do Rio da Prata.

O picnic foi farto, com pratos diferentes como cacau, abacate e agave, bolo com nozes frutas,etc. ao final, fizemos uma roda de conversa, na qual nos apresentamos. a grande maioria era de gente da Rede Ecológica, e foi ótimo encontrar o pessoal de Niterói (Tatiana, Hortencia e maura;Mariana do Valle;ana Carmelita, Marcos Carvalho, Liliane Chaves, Luiza e Teresa, Joice, amanda oliveira e Gustavo Campello – muita gente!). Da Urca foram Ligia Mefano, Ligia Bensadon Miriam , paulo e Solange Albernaz. De santa aline Almeida, julia Stadler, Carol Magalhães . De Campo Grande Catarina Alves, Marcia e antonio Jorge Pereira; de Vila Isabel Lea Nagel, Cristian, Zooey, Rafael Carvalho e Luis; Aurea Xavier; Ruy Gonçalves do Humaitá; Annelise Fernandes (Freguesia).

Outra referencia muito presente foram mães de nenês que integram um grupo de facebook, que busca se organizar dentro de uma perspectiva montessoriana. É muito animador ver jovens mães batalhando por um parto humanizado, pela amamentação, por fraldas de pano, por encaminhamentos diferentes e sustentáveis para seus filhos. Vale a pena acompanhar o evento também mensalmente organizado por Lea, em que as mães (e também pais) se encontram para realizar trocas de sentimentos, necessidades, objetos, sendo um importante referencial de apoio.

Nosso passeio foi altamente esclarecedor nos ajudando a pensar sobre nosso papel enquanto consumidores – como existem caminhos diferentes aos convencionais – e que a troca de experiências diferentes tem a maior importância.O contato com a natureza é algo que nos faz muito bem a todas e todos, assim como conhecermos mais de perto os que estão próximos à natureza, como os agricultores.

A seguir fomos na festa do Caqui, organizada pela Agroprata, que estava muito animada, encontrando vários agricultores da feira de Campo Grande e Freguesia.