Blog

Ata da reunião da comissão de logística

Segue o relato de Julia Stadler sobre a reunião que aconteceu em 22/4 em que estavam presentes André Machado (Vila Isabel) JuliaStadler (Santa) Lea Nagel (Vila Isabel) e Ricardo Paris (Humaitá).

“a.Organização da comissão de logistica:Concordamos que a divisão de papéis dentro da comissão não deu muito certo. Todos ficaram meio solitários e ao mesmo tempo sobrecarregados por não saber como lidar com alguns assuntos sozinhos. Decidimos que daqui pra frente trabalharemos como uma comissão unificada. Todas as questões que dizem respeito a logística devem ser encaminhadas para o email da comissão: rede.logistica@gmail.com. A comissão então vai tratar do problema e tentar resolver em conjunto.

É muito importante que assuntos que estão sendo tratados nas demais comissões (sobre tudo CG e produtores) e precisam da atenção da comissão de logística sejam marcados como tal no campo assunto do email.
b. Conversamos sobre a atuação da comissão de embalagens que a nosso ver não está satisfatória. Além de não passarem bem as informações para os núcleos, não parece haver uma regularidade na devolução. Além disso o grupo não se comunica entre sim, ou pelo menos não usa os canais que deveria usar e não acolhe possíveis novos integrantes. Os núcleos distantes estão voltando a mandar as embalagens através dos motoristas. Isso já foi discutido e descartado como uma opção faz tempo. Na reunião discutimos a possibilidade de reintegrar a sub-comissão de embalagens à comissão de logística e decidir por eles. Mas na verdade não é uma solução que queríamos aplicar. Acreditamos na pedagogia do processo. Mas para isso precisamos que o processo ande. E isso claramente não é o caso.

Uma complementação de Raja Pimenta (V. Grande) sobre o assunto embalagens:
“Julia explicou que quando enviamos as embalagens pelos motoristas, estes levam para suas casa e “nosso lixo” fica na casa deles cerca de 15 dias ou mais até eles irem a casa do João.

Dessa forma, viu-se que não é muito justo que os motoristas tenham que ficar responsáveis tanto tempo por nossa embalagens.

Lea Nagel da comissão logística, colocou diversas vezes que o ideal seriam as embalagens chegarem na casa do João na semana anterior a entrega de secos. Pois assim na hora da entrega dos produtos, os produtores já poderiam retirar as embalagens e elas não ficariam acumuladas um mês inteiro na casa dele. Lembrando que é a casa dele, é um volume muito grande que acaba ficando uma bagunça.

Desde então não houve nenhuma proposta factível de como fazer essa logística reversa.”

c. Discutimos várias questões práticas como estocagem de produtos e necessidade de novos materiais sem chegar à conclusões ainda.

d. Por último Julia relatou sobre específico sobre o GT de logística e todos toparam ajudar no que for preciso e possível. Reconhecemos que a troca com os outros grupos vai facilitar muito a logística interna da Rede Ecológica
e. Com a saída da Lea em julho faz-se necessário conseguirmos no mínimo mais três pessoas para a comissão de logística.