Blog

Oficinas de consumo consciente e de Agroecologia e segurança alimentar

O núcleo de Nova Iguaçu vai começar a se formar a partir das 2 oficinas explicadas abaixo e através do cartaz. Se vocês tiverem amiga(o)s e conhecida(o)s, familiares que se interessem, por favor divulguem!

De consumidores a co-produtores: uma caminhada pela Agroecologia e Segurança Alimentar

Roda de Conversa com Maria Emília Pacheco –
Presidente do CONSEA Nacional

Queridos Slows,
Convidamos a todos os associados para participar de um bate-papo no dia 25/05, domingo, a partir das 12h na Comuna de Botafogo.
O objetivo deste encontro é, principalmente, informar e conversar com os associados da Rede Ecológica e do Slow Food sobre o que é o CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional), como atua e quais as atividades que são desenvolvidas pelos representantes da Rede Ecológica e Slow Food no CONSEA Municipal do Rio de Janeiro
E, aproveitaremos para comemorar a associação de Maria Emília Pacheco, presidente do CONSEA Nacional ao Slow Food Rio e abordar temas sobre a relação entre consumo consciente, agroecologia e segurança alimentar.
Às 12h serviremos um almoço com produtos agroecológicos e inspirado na cozinha mineira. Após o almoço, a partir das 14h começaremos nossa roda de conversa.

Pedimos aos associados que confirmem presença com Margarida Nogueira pelo email: mgng02@gmail.com ou pelo telefone 2267-4012.

Aguardamos voces, até lá!

Local:
Comuna de Botafogo – Rua Sorocaba, 585 – Botafogo

Organizadores:
Rede Ecológica
Convívios Slow Food: Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis e Rio – Zona Norte

Parceria: Pira Pirão/ Comuna de Botafogo

Nova associada Slow Food Rio de Janeiro

Maria Emília Pacheco
mineira de Leopoldina, mora no Rio, há muitos anostrabalha na FASE (ONG tradicional brasileira com forte inserção nos movimentos sociais rurais e urbanos).
Atualmente é presidente do CONSEA Nacional, coordenadora da ANA- Articulação Nacional de Agroecologia www.agroecologia.org.br e do Fórum Brasileiro de Segurança e Soberania Alimentar www.fbssan.org.br
Copyright © 2014 SlowFood Rio de Janeiro, All rights reserved.
SlowFood Rio de Janeiro
Our mailing address is:
SlowFood Rio de Janeiro
Rua Almirante Sadock de Sá 130
Rio De Janeiro, Rj 22411040
Brazil

Olá a tod@s,

Gostaríamos de convidá-la (o) para participar do Circuito do Consumo Consciente do Estado do Rio de Janeiro através das seguintes oficinas:

“Agronegócio x agroecologia: duas visões de mundo
A escolha é do consumidor”

Dia 24/5/2014 das 9:00 – 12:00

e

“Uma experiência de consumo agroecológico: a Rede Ecológica”

Dia 07/06/2041 das 9:00 – 12:00

Local: Centro de Formação
Rua Dom Adriano Hipólito 8
Moquetá – Nova Iguaçu
(ao lado do SESC)

Quem estiver interessado, favor escreva para oficinaconsumo@gmail.com com o assunto Oficina – Nova Iguaçu ou entre em contato pelo telefone 995316876 (Rafael)

Estas oficinas fazem parte do projeto Alimentos Saudáveis Nos Mercados locais, que busca formas de consumo mais próximas dos agricultores, estabelecendo uma relação de confiança e aliança entre ambas as partes. É um projeto coordenado pela AS-PTA, uma ONG que há muitos anos trabalha com a agroecologia, e neste projeto estabeleceu uma parceria com a Rede Ecológica, um movimento social baseado em compras coletivas de produtos agroecológicos/orgânicos.

Maiores detalhes em

www.aspta.org.br e www.redeecologicario.org

O patrocínio do projeto é da Petrobras por meio do Programa Petrobras Sociombiental.

Um dos objetivos principais destas 2 oficinas em Nova Iguaçu é a criação, na cidade, de um núcleo de consumidores, associado à Rede Ecológica, possibilitando o acesso uma vez ao mês à compra de produtos secos (arroz, feijão, fubá, café, açúcar mascavo, produtos de limpeza e muitos mais) orgânicos/agroecológicos. A lista com os produtos secos, normalmente oferecidos está em anexo.

A Rede Ecológica tem 11 núcleos, espalhados pela zona sul, zona norte e zona oeste do Rio, em Niterói e Itaipava. É muito importante que também em Nova Iguaçu aconteça esta iniciativa.

A nossa proposta é que este núcleo de compras coletivas tenha uma relação muito próxima com a Feira da Roça de Nova Iguaçu, que reúne agricultores agroecológicos e agricultores familiares na cidade, há mais de 6 anos.

As oficinas estão abertas a quem tiver interesse pelo tema consumo consciente, mas daremos prioridade aos que quiserem aprofundar sua relação com a Rede Ecológica, apoiando a criação do núcleo, através da associação. Isto porque, dentro da visão da Rede Ecológica, para que um núcleo novo surja, este deverá ser autogerido, como são todos seus núcleos. As participações necessárias são viáveis para os consumidores e se baseiam nas suas possibilidades e interesses.

Consequentemente, para que o núcleo se crie, e aconteça a associação à Rede Ecológica, é necessária a presença nestas 2 oficinas, porque elas situam a pessoa precisamente em relação as características, funcionamento e sentido da Rede Ecológica. Serão necessários pelo menos 10 associados para que o núcleo surja.

O numero de vagas na oficina é limitado a 30 pessoas.

Contamos com a colaboração de vocês na divulgação da proposta.

Aguardando vocês! um abraço
Ligia Bensadon, Miriam Langenbach, Rafael Carvalho
Equipe da Rede Ecológica