Blog

a questão da participação: avaliação semestral chegando

Anaí Vasconcelos (Botafogo), David Santos (Vila Isabel) e Miriam Langenbach (Urca) trabalharam para que neste semestre cada integrante da Rede possa responder com mais detalhe sobre sua participação. Isto pensando especialmente em quem participa de comissão (ões). A ideia é que tenhamos estes questionários preparados nas 2 próximas semanas, de modo que até meados de julho seu preenchimento se complete. No caso, para a comissão de acolhida e acompanhamento a produtores já está pronto um protótipo. Eles seguem em anexo, e podem ser a fonte de inspiração para as outras comissões irem configurando o seu. Caso você tenha alguma duvida, ou queira contribuir entre em contato com ddavid.santiago@gmail.com
Abaixo segue a carta de introdução aos questionários:

Olá a todas e todos,
No final de 2013 conseguimos pela primeira vez ter o quadro de participações de todos os nossos núcleos, o que foi uma empreitada e uma vitória.

Este ano estamos com sonhos mais ambiciosos. Mas antes de falar sobre eles, queríamos colocar o seguinte:
a participação nas atividades da Rede é acima de tudo, uma troca. A Rede semanal, quinzenal ou mensalmente viabiliza a chegada de produtos maravilhosos, cultivados sem venenos ou aditivos químicos , a preços muito bons para o consumidor. Este presente não seria possível se todos nós não estivéssemos agindo para fazer isto acontecer. Se delegarmos os vários elos desta cadeia, nós não só perderíamos o conhecimento e o processo de conscientização que ele desencadeia, como imediatamente tudo encareceria. É um trabalho as vezes invisível, mas que viabiliza um integração forte entre produtores e consumidores e favorece o desenvolvimento da Rede como um todo.

Consequentemente a participação é um fato natural num grupo tipo o nosso, que não quer delegar a pessoas externas, esta responsabilidade.
Como a Rede cresceu muito no rol de suas atividades, esta participação fica algo que necessariamente tem que ser bem compartilhada, de uma forma justa. Entendemos que haja pessoas que não tem tempo nenhum, que ficarão com atividades pontuais e rápidas. Damos como exemplo a participação em pelo menos 3 mutirões ao ano, num total de ao redor de 10 horas anuais. Este tipo de participação é válida. Mas é importante que haja um bom numero de pessoas que possa integrar uma comissão de um modo mais estável, e fazer sua parte, que muitas vezes nem é muito trabalhosa. Se conseguirmos fazer isto bem, a Rede evoluirá mais e mais para poder repassar bem sua experiência, de modo que mais gente vá entendendo, assimilando e partindo para estruturar este tipo de proposta.

Importante que se saiba, que anualmente esta participação se renova: podem ser atividades pontuais , e / ou participação em uma/várias comissões.
Quando a pessoa quiser mudar/sair, é importante que ela comunique com um mês de antecedência, para as necessárias adaptações.
Finalmente, para os que não entendem assim, e não participam de nada, ou funcionam na prática como fantasmas, é hora de reformular. Ou avaliar se tem sentido ficar num grupo que pensa difere