Blog

Oficina sobre agronegócio x agroecologia inicia a criação de um núcleo em Nova Iguaçu

Neste ultimo sábado, Ligia Bensadon (Urca), Miriam Langenbach (Urca) e Rafael Carvalho (Vila Isabel) facilitamos a oficina
“Agronegócio x agroecologia
duas visões de mundo: o consumidor escolhe” em Nova Iguaçu , visando a criação de um novo núcleo nesta cidade. A oficina faz parte do projeto Alimentos saudáveis Mercados locais, coordenado pela Aspta .

Iniciamos relativamente poucos, mas rapidamente o grupo foi se completando, ficando em mais de 30 pessoas. A maioria eram mulheres, também tinha algumas crianças, o que tem acontecido frequentemente nas atividades da Rede Ecológica. Ficou muito claro que Flora e Betania, agricultoras, e outros agricultores da feira da Roça de Nova Iguaçu fizeram um bom trabalho de divulgação, já que muitas das pessoas tinham esta referencia.
Ainda de destaque na divulgação ficou a escolinha de Agroecologia, além de algumas lideranças como padre Geraldo e Ailéia, integrante do ex-núcleo de Seropédica da Rede Ecológica. O facebook prometeu mais do que cumpriu.
Foi interessante notar que vários trouxeram familiares.
Isto acabou criando um grupo grande, e muito interessado. É como se estivesse faltando este tipo de momento de união de pessoas ao redor do tema da alimentação na cidade. Há uma demanda gritante por uma melhor alimentação e os canais parece que quase inexistem.A oficina chegou na hora certa.

Ficamos muito impressionadas com a riqueza de depoimentos, variedade de situações de vida, tendo em comum a consciência da situação grave que os alimentos/agricultura vive, e a busca por saídas.
A composição de agricultores ou pessoas que estão começando a plantar foi de quase a metade do grupo, e este crédito também deve ser dado à escolinha de Agroecologia, que funciona como um grande estimulo para pessoas da cidade se animarem a plantar e a buscar caminhos. Precisamos de algo assim no Rio de Janeiro! A Rede Carioca de Agricultura Urbana está querendo implantar uma escola de agroecologia neste modelo na cidade.

Temos agora como próximas etapas a realização de uma segunda oficina que se voltará especificamente para conhecer e entender melhor a Rede Ecológica. Isto acontecerá no dia 7 de junho de 9:00 – 12:00 no Centro de Formação, rua Adriano Hipólito 8 em Moquetá. E haverá ainda uma visita a uma família de agricultores em Jaceruba, distrito de Nova Iguaçu.
O Circuito do Consumo Consciente acredita nesta união entre oficinas e visitas, as primeiras representando momentos de integração em grupo e reflexão sobre temas importantes, e o segundo um momento prático, também de maior união entre as pessoas e com a natureza.

Percebemos que o núcleo de Nova Iguaçu nos traz desafios muito importantes: a busca em resolver a situação de certos produtos básicos para a alimentação, como o sal, o açúcar, o óleo, arroz e feijão, resolvidos do modo mais local e acessível possível. Padre Geraldo, muito atuante na região, destacou como o refinamento é uma medida muito grave, e que a população tem que conseguir o acesso a outras saídas.

O que está se delineando é que o núcleo não funcionará nem no dia nem no local da feira: acontecerá aos sábados, em local que os próprios futuros associados do núcleo definirão. Mas isto traz consigo a possibilidade dos agricultores da feira da Roça, talvez em um primeiro momento como compra coletiva,se organizem para trazer neste dia produtos frescos. E este pode ser o embrião de nova feira. É um desafio!