Blog

Rede Ecológica em Seminário no Mato Grosso

A associada Mariana do Valle – Niterói/Ingá, representou a Rede Ecológica no Seminário : “Consumir com responsabilidade, na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional, para Sustentabilidade do Cerrado e seus Povos” nos dias 22 e 23 de maio, promovido pelo Instituto Marista com parceiros, e levou um pouco da vivência em Rede de consumo.

O evento foi realizado na Central de Comercialização de Economia Solidária em Campo Grande/MS.
A Central de Comercialização de Economia Solidária tem como objetivo despertar o interesse do público em conhecer e divulgar os produtos “do bem“ praticando sustentabilidade para o bem viver do Cerrado e de seus Povos.
Juntamente com o seminário, foi lançado o projeto Cadeia Produtiva do Pequi e inaugurado o Espaço Gosto do Cerrado, que promove a divulgação, exposição, degustação e comercialização de produtos da biodiversidade do Cerrado.

O objetivo dos projetos é estruturar a Cadeia Produtiva do Pequi, promovendo a interação das demais cadeias de produtos da sociobiodiversidade com intuito de promover o manejo florestal de base sustentável local.
Participaram do seminário agricultores familiares, comunidades indígenas, quilombolas, empreendimentos econômicos solidários, movimentos sociais, acadêmicos das áreas de nutrição, tecnologia de alimentos, turismo, ciências sociais, representantes do governo do Mato Grosso do Sul, Universidades públicas e privadas.
Foram dois dias intensos de palestras com os seguintes representantes:

– Comunidades indígenas;
– Funbio (Fundo Brasileiro para Biodiversidade)-RJ;
– Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Mato Grosso do Sul;
– Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais;
– Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS;
– Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário/CGBIO;
– Superintendência Regional do Ministério da Agricultura da MS;
– Ministério do Desenvolvimento Agrário – DGRAV;
– Pastoral Rural da Arquidiocese de Campo Grande-MS;
– Instituto Marista de Solidariedade;
– Slow Food –MS;
– Rede Ecológica-RJ;
– Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais –MS.
Destaco a fala de Dom Mauro Morelli – Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais.
“ Devemos promover aquilo que se chama de economia solidária, os governos deveriam apoiar e investir na agricultura familiar. O alimento mais saudável é aquele produzido mais próximo da escola, por aquele que come o que produz. Isso significa apoiar a vida nos seus municípios.
A vocação do Brasil é ser um grande produtor de alimentos. Mas alimentos saudáveis.”
Para aqueles que desejam visitar, o Espaço Gosto do Cerrado e o Centro de Comercialização de Economia Solidária ficam na Rua Candido Mariano, 1500-Centro-Campo Grande, MS.