Blog

está nascendo o núcleo de Nova Iguaçu!

Relato de Miriam Langenbach (Urca)”:A partir da segunda oficina realizada no dia 7 de junho, como parte das atividades desenvolvidas junto ao projeto alimentos Saudáveis, Mercados Locais, já ficou claro que há um grande desejo de formação de um núcleo. Como facilitadores estávamos Ligia Bensadon (Urca), Miriam Langenbach (Urca) e Rafael Carvalho (Vila Isabel).

Nunca tivemos tantos interessados para a formação de um núcleo como em Nova Iguaçu. Para isto colaboraram a divulgação através do facebook, que fez o assunto circular muito. Dentro do facebook tem um movimento de mães que estão buscando novos caminhos na criação de seus filhos, e entre elas estava Andreza, Mayana, Regina (de Caxias) que vieram na maior animação para tentar tornar o núcleo uma realidade.


Especialmente importante foi a presença da Escola de Agroecologia de Nova Iguaçu, uma experiência pioneira, junto com a de Campos, no Estado do rio de Janeiro. Ela capacita a comunidade em aulas durante um ano para a familiarização com a agroecologia. A escolinha abriu turmas para fazer hortas urbanas, em curso mais breve, e aí tem chovido gente! De lá vieram várias pessoas. Precisamos criar nossa escolinha de agroecologia do Rio de Janeiro! Há uma movimentação neste sentido pela Rede Carioca de Agricultura Urbana no Rio de Janeiro!

As consumidoras da feira da Roça, que já existe há 6 anos, foi outra fonte importante de pessoas engajadas, que querem uma aproximação maior com os produtores, e ampliar o leque de suas compras de produtos saudáveis.

E do núcleo extinto de Seropédica estiveram presentes 3 pessoas (nosso produtor João Pimenta, do Serorganico, Ailéia, e Jeferson), também todos com o maior pique!

Fica claro que em Nova Iguaçu tem um enorme vazio para iniciativas ligadas a um consumo consciente, e tem muita gente consciente! a chegada ali, que dificilmente teria acontecido sem a parceria com o projeto alimentos Saudáveis, mercados locais, abre para uma população grande e muito abandonadas em relação a este assunto. tanto que tem apenas uma feira, que acabou de viver uma situação de grande ameaça (foi afastada pelo prefeito por alguns meses, e só a partir da pressão do movimento social conseguiu retornar).

Assim, na primeira oficina tivemos um publico de 30 pessoas, na segunda vieram 18,a grande maioria já vinha da primeira, e toda(o)s na maior animação para criar o núcleo. Foi apresentado o ppt sobre a Rede Ecológica, que deixou bem claras as necessidades para sua formação. E no próprio dia, o pessoal já começou a se distribuir nas ações necessárias, e já definiu para este próximo sábado a reunião final para os que vão se associar e criar o núcleo. assim, pensa-se que as entregas de agosto já virão para Nova Iguaçu.

Ligia e Miriam estaremos presentes nesta reunião de criação do nucleo, que certamente será muito produtiva. A Rede inicia com este núcleo possivelmente um movimento de repasse de sua experiência e de estimulo a grupos independentes, um antigo anseio da Rede Ecológica. Caso alguém se interesse em ir junto à esta reunião, entre em contato com miriam.redeecologica@gmail.com