Blog

Oficina dos 3 Rs em Nova Iguaçu

A Oficina sobre o Lixo e os 3 Rs (redução, reaproveitamento e reciclagem) foi muito boa: havia uma presença de mais de 20 pessoas da região, da baixada, todas – o publico era maciçamente feminino – muito interessadas e preocupadas como assunto. Basicamente girou ao redor de 3 materiais: o filme Obsolescência programada (vocês podem achar no youtube) – editado especialmente para a oficina – que aborda o planejamento para um mundo cada vez mais descartável. A discussão das respostas a a partir das práticas de cada um, a preocupação em diferenciar bem o reaproveitamento da reciclagem foi muito rica. A apresentação do desafio da campanha Xô Saco Plástico já foi se voltando para o universo da produção e do consumo nas feiras orgânicas, e como o saco plástico reenvenena o alimento cultivado com tanto cuidado, além de inviabilizar o mar, os rios, e nosso corpo. As expectativas de consumidores, os temores dos produtores no sentido de agradar a à clientela, além da praticidade, como grandes desafios para que práticas mais coerentes consigam acontecer.


A facilitação ficou com Bibi Cintrão e Nicole Doerrzapf trouxe a experiência de seu sitio Quaresmeiras, em que a preocupação com a redução e reaproveitamento se tornaram um mantra, e de como várias saídas foram sendo estruturadas. Fascinante! O pessoal adorou Nicole e sua forma alegre e muito comprometida de estar agindo, além de mostrar como pessoas que partem para o mundo do campo – sonho de muitas que ali estavam – pode ser algo altamente realizador.

Estamos preparando um ppt que será um material didático a ser utilizado por outras pessoas de modo que estas idéias e realidades possam ser bem abordados em outros espaços. Estamos tendo 4 materiais didáticos significativos: Agronegocio X agroecologia (muito trabalhado e reutilizada), A experiência de um grupo de Consumo – a Rede Ecológica (idem), O papel da publicidade e o Lixo e os 3 Rs. Se agregarmos a pegada ambiental, estamos com materiais que podem ajudar muito. O desafio é que de fato se tornem amplamente utilizados.

Em nossa próxima carta falaremos da visita ao entorno da reserva de Tinguá, visita à fundação Onda Verde, e visita a agricultora Flora Gomes da Silva e sua maravilhosa produção.