Blog

VIII Encontro da Rede Ecológica: continuação dos quadros

Voltando ao retorno, relativo ao questionário das participações, e consequentemente da vida dos núcleos:

Botafogo:

15 cadastrados
13 responderam

Também um numero excelente! É um núcleo que não vai querer ir além dos 20 integrantes, em função do local onde estão, com um espaço restrito.

Na comissão gestora tinha uma representante, agora está sendo substituída por uma dupla. Internamente há um acompanhamento e busca de integração, que junto com reuniões, tem trazido um funcionamento muito participativo.

Dos 13, 12 tem atuação em comissão, apenas uma não. (acabei não verificando como ficou a questão de participação em mutirão). Atuam na parte de cuidados com o núcleo (acolhida, integração/comunicação, embalagens, acompanhamento a produtores, compostagem, cadernos ecológicos.

Como questão a ser pensada, é a comissão de cadernos ecológicos, que absorveu vários integrantes, não conseguindo se tornar efetiva.

Campo Grande

Cadastrados: 17

Responderam: 11

6 participam em comissões (cuidados e integração com o núcleo, acolhida) e agora iniciam 2 pessoas na CG, tornando- a completa. Também há acompanhamento a produtor de uma associada, que no caso não respondeu ao questionário.

Dos 5 que não participam, tem-se a impressão de que há um desejo de participar mais.

Um é ex-integrante do núcleo Seropédica, que foi extinto recentemente.

Os 6 que não responderam e possivelmente não participam precisam ir revendo isto.

Deste núcleo devemos destacar, que o núcleo se iniciou através da Rede Carioca de Agricultura Urbana, que assim iniciou ali sua presença. Realiza compras coletivas de secos uma vez ao mês. Por 2 anos existiu encubado dentro do núcleo Recreio,e a Rede pouco sabia do que acontecia. Quando o núcleo Recreio parou, e se iniciou Vargem Grande foi levantada a questão da necessidade de uma presença mais próxima adaptada ás características da Rede.

Importante dar destaque aos 3 animadores da Rede Carioca de Agricultura Urbana, que foram os responsáveis pelas compras coletivas se iniciarem na época, implantando várias práticas importantes: as conversas sobre alimentação, o café compartilhado, entre outras, as trocas.

Em 2013 começou a existir o núcleo de acordo com as características da Rede, o que significou um processo de transição laborioso que foi sendo trabalhado sistematicamente pelos facilitadores. A partir disto o quadro começa a se modificar.

Este núcleo simbolicamente é muito importante, porque é o primeiro em que a Rede está em uma feira, e o papel educativo destes facilitadores dinamizou constantemente o núcleo, um aspecto muito importante para a Rede Ecológica:

Assim a campanha xô Saco Plástico vai sendo trabalhada junto aos consumidores, foi feita coletivamente a aplicação da pegada ambiental, que resultou em uma oficina de compostagem. Talvez a barraca possa ser assumida em rodízio por consumidores, exatamente para interagir com outros consumidores.

Como observação este núcleo e seus consumidores tem um potencial forte para se inserir mais fortemente no SPG e na Rede Carioca de Agricultura Urbana. Também deve-se destacar que uma das facilitadoras é produtora, e isto certamente também teve uma importância muito grande.

Talvez devêssemos aprender com isto relativamente a feira da Freguesia e a feira da Roça de Nova Iguaçu.

Urca

Cadastrados:23

Responderam: 10

Urca foi onde a Rede iniciou. Tem um valor simbólico muito grande. O núcleo por longo tempo foi um puxador e equilibrador dos outros núcleos, especialmente por ter o maior numero de associados. Os tempos iniciais se pautavam na preocupação com que as pessoas comprassem, e pouco se esperava além.

O resultado é que o núcleo não se adaptou aos novos tempos, estagnou, com poucas reuniões, ficou longo tempo sem ninguém na CG, e uma participação restrita. Tanto que uma dupla integrante da CG/logística foram até o núcleo, se reunindo com algumas pessoas do núcleo que querem uma reformulação, chamando atenção para um desequilíbrio inclusive financeiro que ali está acontecendo (um excesso de compartilhamentos), tornando o núcleo insustentável. Neste momento uma dupla assumiu a presença na CG e foi solicitado a um associado assumir a verificação da questão da participação/compartilhamento junto aos demais associados, o que está ainda por ser completado.

6 pessoas no questionário se colocam como integrantes de comissões, dos 4 que não participam de comissão, 2 foram a poucos mutirões. A fundadora da Rede faz parte do núcleo, tendo participações várias. Além disto há presença de associados na logística e nos cuidados com o núcleo. Uma pessoa que não respondeu, esteve a frente da elaboração de um ppt.

Atualmente está para começar uma feira orgânica na Urca, cujos resultados junto aos associados são difíceis de prever, já que há pessoas bastante antigas na Rede e que são fiéis.Também nas quartas, através do MPA organizou-se dentro da UFRJ uma feirinha com produtores de assentamentos, que parece até o momento ignorada.

A esperança está mais nos novos que vão chegando, e na medida que outros núcleos estão cheios, ali ficam. Mas possivelmente logo que houver vagas, alguns migrarão.