Blog

Agrotóxicos em tempos de Katia Abreu

A perspectiva de termos uma ministra da agricultura ruralista nos aponta a urgência de nos movimentarmos contra os agrotóxicos. O primeiro
movimento é expressar que não concordamos de modo nenhum com esta escolha. e o segundo é se dar conta de que a tendência à facilitação
dos agrotóxicos aumentará. Consequentemente uma data como o dia mundial contra os agrotóxicos e nossa proposta de organização de rodas
de conversa sobre o tema, assinalando saídas, torna-se mais do que nunca um exercício de cidadania urgente.
Então, voltamos a insistir sobre a necessidade de que os núcleos organizem neste período rodas de conversa, que interajam, nem que seja em
pequenos grupos e de modo informal muitas vezes. Compartilhar nossa experiência sobre como nos livramos em boa parte dos agrotóxicos,
como fizemos transição, para além de nossos companheiros. Os painéis estarão prontos a tempo como subsídio para estas conversas.


Estas conversas representam trabalhos de formiguinha, mas que poderão trazer frutos importantes, se cada um perceber que tem sua
contribuição a dar. Sair da timidez, da insegurança de não dominar o tema, da inércia, e começar a levar sua prática, sua experiência para
potenciais interessados.
Gostaríamos de sinalizar agendas que acontecem em dezembro, e que são momentos importantes para este movimento se organizar:
* 8 a 10 de dezembro – Feira da Reforma Agrária, em que haja uma barraca da Campanha contra os agrotóxicos com os painéis, conversando,
e sendo canal para pessoas interessadas em participar do Comitê da campanha. A Rede estará divulgando a proposta das rodas de conversa.
Quem quiser auxiliar entre em contato com ruthfreihof@gmail.com
*13 de dezembro – Participação em um debate na Feira Orgânica da Leopoldina,
*13 de dezembro – Roda de conversa na rua Lauro Muller, promovida pela Associação de Moradores da Lauro Muller (a data ainda será
confirmada, mas acontecerá pela Manhã esta roda de conversa) junto com agricultores do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA).
* 13 de dezembro V Encontro das Comunidados do Mosaico Fluminense
A ideia é que cada núcleo se organize para mandar seu recado, seja com um grupo de amigos, conforme já foi dito: 2 a 3 associados, se
possível um agricultor junto. E, posteriormente compartilhar, através da carta semanal, de como foi a experiência. E também pensar em como
multiplicar isto.