Blog

V Encontro das Comunidades do Mosaico Fluminense

Ainda de Denise Gonçalves (Itaipava), incansável: “O Slow Food Petrópolis foi convidado para participar do V Encontro das Comunidades do
Mosaico Fluminense (o conjunto de unidades de conservação da APA Petrópolis) que vai acontecer nos dias 11, 12 e 13 de dezembro na sede
Teresópolis do Parque da Serra dos Órgãos. O tema do evento é “Arranjos produtivos locais”, nele teremos um estande durante os 3 dias do
evento, onde faremos oficinas (no dia 12), degustações e exposição de produtos orgânicos e artesanais locais ligados às nossas atividades
(frescos e processados do Brejal, processados artesanais da comunidade do Vale do Carangola, etc). Também levaremos material informativo
sobre nossas atividades: a feira da APA e a Rede Ecológica. A programação do evento está em anexo.
Temos muito o que falar e mostrar relacionando alimento e meio ambiente mas acredito que o mais importante agora é enfatizar a questão do
consumo que não parece receber por aqui a atenção merecida por parte dos ambientalistas. Além do estande, no último dia (sábado de manhã)


estaremos participando da discussão sobre as redes de produção locais que acho bastante importante, introduzindo o tema do consumo
consciente e da Rede Ecológica como exemplo dele.
Gostaria de convidar pessoas da Rede que tiverem disponibilidade para participarem junto conosco, convidamos também o grupo de
Teresópolis durante a reunião da acolhida (a AAT é que vai fornecer os insumos para as refeições do evento). Haverá hospedagem e
alimentação para quem quiser ficar os 3 dias (eu mesma não vou poder estar presente no dia 12, por aqui estamos nos distribuindo entre esses
3 dias). Seria legal termos no estande material impresso (os folhetos pequenos da Rede poderão ser impressos na APA), incluindo os painéis
sobre a campanha contra os agrotóxicos. O evento está sendo previsto para umas 300 pessoas, então achamos que será uma boa
oportunidade de divulgação e discussão sobre o tema. Ficamos aguardando a posição de voces para nos organizarmos.”
Quem da Rede ecológica se interessar em participar no dia 13 da conversa sobre redes de produção e consumo locais, favor escrever para
denisegon@gmail.com vocês estão vendo como a roda de conversa avança!