O dia 03 de dezembro está marcado como Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos. Em
várias localidades, a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida realizará, por
meio de seus comitês, atividades que visibilizem a data e a luta contra o modelo de produção
que impõe à nossa agricultura o uso de venenos. A bancada ruralista do Legislativo, que estará
ainda maior em 2015, tem sido a grande responsável por flexibilizar a legislação e permitir o
uso de mais venenos.
No Rio de Janeiro, apesar da produção agrícola restrita e cada vez mais ameaçada, os dados
também são alarmantes. Segundo o IBGE (2012), o estado foi o maior consumidor nacional de
agrotóxicos quando considerado o volume utilizado por hectare plantado no ano de 2011.
Pesquisas divulgadas no âmbito do Fórum Estadual de Combate aos Agrotóxicos demonstram
ainda que os municípios de Sumidouro, Areal, Porciúncula, Natividade, Campos de
Goytacazes, São José do Vale do Rio Preto, Trajano de Moraes, Casimiro de Abreu, São
Fidélis, Teresópolis, Piraí, Carapebus e Carmo foram os que apresentaram maior número de
casos de intoxicação em relação à média do estado que é de 0,98 casos por 100.000
habitantes.
Para levantar os perigos dos agrotóxicos e dar visibilidade a este dia de luta, no Rio de Janeiro
algumas atividades acontecerão em diversas cidades do estado. Na capital, as intervenções se
concentrarão na Cinelândia, centro da cidade. A programação, ainda em construção, envolverá
aula pública, cineclube, exposição de fotos e outras ações que serão realizadas em conjunto
com outros parceiros.
Convocamos a todos e todas as militantes da Campanha, da Reforma Agrária, da
Agroecologia, da Saúde e de outras frentes de luta do Rio de Janeiro a se juntarem a nós na
construção e realização deste ato.
Programação em Construção:
15 às 21h | Exposição de Fotos, Feira dos Envenenados e Outras Intervenções
18h | Aula Pública (Alexandre Pessoa – Fiocruz e Maria das Graças, agricultora do MST)
19h30h | Exibição do Filme “Agricultura da Morte” e Curta Agroecologia
Haverá uma mesa com materiais da campanha e com a divulgação da proposta de rodas de
conversa encaminhada pela Rede Ecológica que objetivam divulgar de modo mais informal o
assunto agrotóxicos e as alternativas que existem para enfrentar este problema.
A colaboração de todas e todos na divulgação é fundamental. Da Rede ecológica estão se
comprometendo com esta mesa e com o apoio ao evento como um todo Rafaela Moreira (Vila
Isabel), Miatã Rodrigues (Urca), Miriam Langenbach (Urca), Marcos Lima e Tania Franco
(Humaitá).
Esperamos todas e todos vocês lá!
3. Manifesto pelo Dia Mundial de Luta contra os Agrotóxicos
Brasil, 3 de dezembro de 2014
Manifesto pelo Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos
Povo Brasileiro,
Neste dia 3 de dezembro, saímos às ruas em todo o país para denunciar o modelo