Ana Carmelita, de Niteroi,
> enviou uma
> pergunta sobre o Brejal, para Denise Gonçalves,
> acompanhante dos produtores do
> Brejal/Pedras Altas. A comissão de frescos achou muito
> importante compartilhar
> com todos os cestantes da rede essa questão e troca muito
> rica!Ana
> Carmelita: “Olá a
> todas, Tem ocorrido, aqui em
> Niterói, uma questão que hoje
> foi discutida no núcleo, e como as meninas estão
> sistematizando a questão dos
> acompanhamentos, vou dar um depoimento que pode nos fazer
> ver a importância do
> acompanhamento.
Denise e Julia, isso pode servir para vocês
> negociarem com
> eles: Minha família consome 80%
> de sua dieta de legumes,
> verdura e frutas da Rede. E sempre tenho que explicar o
> porque da pouca
> variedade, da sazonalidade, etc….Semana passada resolvi
> comprar legumes num mercadinho
> que tem aqui em Niterói que se chama Cia Orgânica, e fica
> na Av. Sete. Ele foi
> o primeiro e até hj o único 100% orgãnico na cidade.
> Quando cheguei, numa sexta
> depois do almoço, não esperava encontrar muita variedade
> devido ao dia e
> horário. Lá tinha: cenoura, batata, chuchu, berinjela,
> quiabo, inhame,
> pimentão, pepino, alho, cebola, gengibre, entre outra
> coisas… Comecei a perguntar ao
> rapaz de onde vinham aqueles
> produtos, se ele sabia qual produtor, se era certificado e
> tal… Todos os
> produtos vinha da região do Brejal, não soube me dizer
> quais vinham de que
> produtor ou grupo, mas vinham da região. Comprei o que
> queria e fui embora. Hj
> de manhã, na entrega, encontrei com uma associada que,
> antes de buscar suas
> compras na Rede passa na feira de produtores organicos que
> tem no Campo São
> Bento, feira inaugurada no fim do ano passado. Lá ela
> consegue vários legumes e
> frutas, provenientes do Brejal. Diante disso pensei que
> poderíamos investir num
> maior diálogo com o pessoal do brejal e ver com o grupo
> pedras altas se tem
> quem produz legumes, pq não chega até nós? Muitos
> disseram que é por causa do
> preço, que os produtores preferem vender na feira, mas a
> feira aqui começou o
> ano passado com meia duzia de barraquinhas, o cara da Cia
> Organica sempre teve
> variedade de legumes e verduras. Como é uma região grande,
> com muitos
> produtores, será que não poderia ter mais um ou dois
> acompanhantes para fazer
> um levantamento desses produtores e que conseguisse fornecer
> um pouco mais de
> legumes pra nós?Sei que estou propondo
> trabalho pros outros, e me
> animo de visitar a região, caso haja uma mobilização pra
> isso. Se de nada
> adiantar que pelo menos seja informação útil pras meninas
> que acompanham o
> grupo Pedras Altas para que elas possam discutir isso com
> eles.Abç “ Resposta de Denise
> Gonçalves,
> acompanhante do Brejal/Pedras Altas:“Oi Ana Carmelita e
> todos, Esse problema da variedade
> de produtos orgânicos
> oferecidos fora da Rede é sempre muito discutido. Vamos por
> partes: 1. é fundamental saber a
> procedência desses
> produtos, principalmente os da loja. Dizer que os produtos
> “vêm do
> Brejal” é vago porque a prática de “pegar”
> produtos de outros
> produtores/lugares é recorrente, em regiões próximas mas
> também mais distantes
> como Juiz de Fora, Barbacena e até SP. Temos aqui muitos
> microclimas só na
> região de Petrópolis e entorno, por isso é possível
> haver diferenças de ofertas
> entre as localidades e os produtores buscam suprir suas
> faltas de produtos
> “pegando” de outros, essa é uma prática usual
> entre eles. 2. Nas feiras, a
> afirmação de que são produtos
> “do Brejal” é ainda mais questionável porque
> sabemos que grande parte
> do fornecimento para elas vem de grupos que são grandes
> atravessadores e estão
> tomando conta desse mercado, eles misturam muitos produtos
> (têm um entreposto
> enorme no Brejal, de capacidade bem maior que a produção
> local), alguns
> produtores dizem que até produtos da Ceasa entram no bolo.
> Por isso costumam
> ter itens que estão fora de época no Brejal. 3. O fato da Rede receber
> “o que sobra”
> das feiras é um mito, nas reuniões mais recentes com o
> grupo Pedras Altas vimos
> que é o contrário, a Rede tem a prioridade da entrega e
> depois é que vem as
> feiras, restaurantes, etc. 4. Estamos combinando uma
> ida ao Brejal essa sexta
> e vamos perguntar quais ítens estão sendo produzidos
> atualmente, é a melhor
> maneira de esclarecer isso. Como observação, toda
> semana faço minhas compras de
> frescos no Hortomercado, de outro grupo do Brejal (ligado ao
> Pedras Altas,
> mesma familia), há muito tempo não vejo berinjela e
> pimentão (me parece que já
> estão fora de época), cenoura está começando, a batata
> do Pedras Altas sabemos
> que se perdeu por causa da seca do verão.Vamos então checar essa
> lista de produtos e damos
> notícias.