Blog

Relato da reunião dos acompanhantes de frescos

De Julie Terzian (Santa) e
> Larissa Leone (Botafogo)
> : A reunião da comissão dos
> acompanhantes de frescos
> aconteceu na terça 26/05. 14 pessoas apareceram! Paula
> Vasconselhos (Urca),
> Jana, Tânia Franco (Humaíta), Larissa Illis(Botafogo),
> Iderley Colombini
> (Botafogo) Miriam Langenbach(Urca), Vera Hees (Niteroi),
> Eduardo Vieira
> (Niteroi), Ana Carmelita (Niteroi) Angélica de Oliveira
> (Botafogo), Ruth
> Freihof (Santa Teresa), Talita Castro (Santa Teresa), Amanda
> Oliveira (Santa
> Teresa), Julie Terzian (Santa Teresa).

Durou 2 horas e conseguimos
> abordar todos os pontos
> mais urgentes.Em particular, Larissa
> apresentou a cartilha do
> “acompanhamento ao produtor” que está sendo
> desenvolvida e será divulgada para
> a rede como um todo em breve. A cartilha se propõe a
> sistematizar todas as
> informações que um acompanhante precisa saber para
> acompanhar o produtor da
> melhor forma.Miriam falou da formação
> da rede que irá acontecer
> dia 20/06 em Nova Iguaçu, ressaltando a importância da
> presença dos
> acompanhantes. Essa formação será sobre a realidade dos
> produtores da Rede
> Ecológica (Assentamentos, agricultores urbanos,
> agricultores familiares e
> neo-rurais, além de uma caracterização da agroecologia na
> baixada fluminense).Cada acompanhante ficou de
> atualizar as informações
> sobre o seu produtor para poder publicar na página da rede.
> Esse ponto é muito
> importante pois os produtores estão no coração da
> proposta da rede, e é muito
> importante que os cestantes conheçam eles.O grupo conversou também
> sobre a importância do
> acompanhamento para a qualidade e a diversidade dos produtos
> propostos pelos
> produtores. Iderley, do núcleo de Botafogo, está entrando
> na comissão para
> trabalhar a temática dos preços junto com os acompanhantes
> e os produtores.Ficou decidido, por razões
> práticas, pela comissão
> que os seguintes produtos serão vendidos da seguinte forma:
> -Abacate: por kilo
> -Todos os cítricos (limão, laranja, tangerinas etc.): por
> dúzias -Caqui:
> dúzias-Bananas: dúziasFoi muito bom todo mundo
> poder se conhecer.
> Larissa, Julie e Miriam ainda se reuniram pelo Skype com
> Denise e Júlia de
> Itaipava no dia 01/06. Foi muito bom poder trocar ideias com
> elas sobre o
> Brejal. Denise e Júlia ficaram de fazer uma visita ao
> Brejal/Pedras Altas no
> fim de semana do 05/06. Em breve enviaremos
> notícias. Larissa e Julie irão se
> reunir com Sílvia e
> Annelise, para conversar sobre o acompanhamento da zona
> oeste, no dia 25 de
> junho. Agradecemos novamente
> todos os participantes
> por terem vindo, foi muito legal tantas pessoas terem
> vindo!