Blog

Revivendo o início da Rede Ecológica

“Hoje é dia de São Sebastião, aniversário de Sebastiana da Silva Teixeira, nossa produtora fundadora da Rede Ecológica, que vive em Trajano de Moraes no assentamento Santo Inácio.
Esta história está no texto “Sebastião se reúne a Sebastiana”, primeira carta que foi escrita sobre o inicio do processo da Rede Ecológica (está em anexo).
Neste texto contamos como iniciamos, a parceria entre nós três (Elizabeth Linhares, Miriam e Sebastiana), acompanhadas de perto por nossos filhos Camila e Sergio. O apoio solidário de moradores da Av. São Sebastião e da escola Nau, neste primeiro momento, significou a possibilidade do inicio de nossa organização, tendo dado origem ao primeiro núcleo da Rede: Urca.

Este aniversário coincide com o 15° aniversário da Rede Ecológica, momento cheio de significados ligados a juventude, caminhos andados, experiência acumulada, ousadia, amizades, desafios, conflitos, busca de um mundo melhor.

Achamos aproveitarmos este momento simbólico, para nos debruçarmos sobre vários projetos inovadores que estamos desenvolvendo ou pensando em realizar neste ano. Sem esquecer de pensar sobre o passado, sobre o que aprendemos ou desaprendemos.

Assim, pensamos, nas próximas cartas semanais, abordarmos planos e realizações pensadas para o ano de 2016, e os sonhos vinculados. Que este ano possa ser um momento de maior entendimento do que a Rede Ecológica significa, de amadurecimento e aprofundamento, dentro do possível.

Sebastiana, sem você nada disto teria sido possível! Um grande e terno abraço neste dia de festejo para que continuemos irmanadas como estivemos, mesmo que distantes geograficamente, ao redor deste pequeno grande projeto de reconhecimento e proteção ao nosso planeta terra, que vive momentos tão difíceis. Chegaremos lá, talvez não nós, mas nossos filha(o)s e neta(o)s!

* O texto em anexo assumiu este formato em 2005 e fez parte de alguns materiais que desenvolvemos, contando com o apoio da Fase para pequenos projetos. O texto fez parte de um dos primeiros cadernos ecológicos, que estavam sendo confeccionados por alunos cegos e surdos do Instituto Benjamin Constant, contando por parte da Rede Ecológica com o apoio de Maira Teles.
sebastiao_se_une_a_sebastiana