Blog

Perspectiva da presidência do Consea Rio ser assumida pela Rede Ecológica!

Desdobrando ainda o assunto Consea RIO: Um fato muito importante é que a Rede Ecológica está sendo convidada para assumir sua presidência. Juliana Tangari tem sido muito ativa como suplente de Monica Chiffoleau, enquanto representante da Rede Ecológica. Monica neste ano encerra suas atividades oficiais a frente do Consea e queremos lhe agradecer muito pela excelente atuação, que possibilitou um grande avanço para a agricultura urbana.

Juliana está considerando a possibilidade de assumir esta presidência., desde que alguns quesitos sejam atendidos:

a. uma pessoa que assuma a suplência enquanto representante da Rede Ecológica. Precisamos de uma resposta ágil para este assunto, já que esta situação terá que estar definida até março.

b. que haja mais pessoas, pelo menos mais 2, que tenham interesse em participar na Rede através de uma atuação dentro do Consea. Será fundamental uma pessoa para estar representando a Rede Ecológica na Câmara Temática 1, onde Monica atuou nestes últimos anos. Este é um dos espaços mais significativos do Consea. Juliana certamente estará presente nesta Câmara, mas estará ocupada com outras questões e necessitará de pessoas que a auxiliem, e que assumam esta interação.

Monica Chiffoleau (Vargem Grande) assim descreve a atuação desta comissão para situar vocês:

” A Rede Ecológica está no Consea Rio há três gestões (6 anos), no segmento do movimento social urbano, tendo um trabalho muito atuante e relevante. Eu tenho sido a conselheira titular nas últimas duas gestões, entrei para substituir Bibi Cintrão (Santa), que fez um trabalho fantástico, deixando como legado a delimitação dos problemas fundamentais com relação ao abastecimento alimentar da cidade, que tem norteado a construção do caminho que temos realizado nestas duas gestões.

A Rede assumiu a coordenação da Câmara Temática Permanente 1 (CTP1), Segurança Alimentar nas estratégias de desenvolvimento desde a gestão passada.

Nosso papel como participantes desta comissão (não necessariamente coordenadores) implica a presença nas reuniões mensais da Câmara, que vão sempre desde o início de cada ano, com uma reunião de planejamento na qual vamos focalizar nossas ações durante o período.

Dentro das atividades que temos realizado, as mais relevantes foram: realização do Seminário Sistemas Alimentares Locais, dois Café na Roça nos quais se discutiu a importância da Agricultura Urbana na cidade, dois seminários sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) focando na necessidade da emissão do Documento de Aptidão ao PRONAF (DAP) para os agricultores do município. Foram realizadas ainda duas pre-conferências municipais da Segurança Alimentar e o Seminário A maior floresta urbana de América Latina: quem cuida dela as leis ou os agricultores? durante o I Encontro Nacional de Agricultura Urbana, no final do ano passado.”

Não se assustem, quem esta realizando este trabalho da Câmara Temática, é uma comissão, um coletivo.

“Estes eventos se construíram, a partir do levantamento de prioridades que foram destacadas durante a primeira gestão da Rede no Consea Rio, que foram levadas para a III Conferencia de municipal de SAN, sendo que a causa da invisibilidade da agricultura e suas consequências têm sido um dos nossos principais norteadores, visando em cada evento ou atividade comunicar a importância da agricultura da cidade para a efetivação do Direito Humano a Alimentação Adequada para todos, para quem planta e para quem consome.

No segundo semestre do ano 2014 foi proposta a realização de uma cartografia social da agricultura na cidade, mapeamento para entender o território de Segurança Alimentar, por alguns motivos burocráticos não foi realizado…. mas agora está se reanimando a viabilização deste interessante projeto, o que será um dos desafios da próxima gestão.”

Além de uma pessoa para suplência, com interesse e m participar da câmara temática, também são muito bem-vindas pessoas que auxiliarão mais indiretamente, nos bastidores. As duas situações são necessárias. A ideia é haver um grupinho da Rede que vai dar sustentação á presidência., não a deixando sobrecarregada.

Quem tiver interesse em participar, favor entrar em contato com Juliana , através de jutangari@yahoo.com.br