A Regionalização continua sendo pensada, e neste momento encaminhamos uma lista das principais características que um núcleo Rede Ecológica deveria ter, a ser discutidas na assembleia do dia 28.
Segue o que está sendo pensado, que está também em anexo:
Para a assembleia de 28/2/2016
Proposta em relação a aspectos necessários para um núcleo manter a identidade Rede Ecológica
1. acolhida tem a ver com a manutenção do formato de adesão, definida como associação. Importante a manutenção de alguns aspectos ideológicos em comum, como abordar a contraposição entre agronegócio x agroecologia ; a forma de funcionamento da proposta ; a questão dos 3 Rs na prática
A acolhida deve ser vista como um ritual inicial que seja o mais rápido possível, ou como uma prática, que deve permear a vida do grupo? por ex. : se se fizer uma reunião mais sintética, que ela seja seguida por reuniões posteriores que deem continuidade ao tema do consumo consciente? Como temos material didático bastante grande, vai ficar mais fácil desenvolver este aspecto formativo.
Um dos pontos determinantes da acolhida é que as pessoas entendam aspectos diferenciados da proposta e um dos mais importantes é a participação. A participação na vida do núcleo, seja através dos aspectos mais práticos da logística e finanças, quanto pela interação com os produtores, seja se inserindo minimamente dentro do movimento social mais marcante no território. E passando a entender e praticar facetas mais ligadas ao consumo consciente.
2. auto-gestão/gestão coletiva
a existência de uma comissão gestora da região / assembleias ou algum fórum de decisão e reflexão
Definição de um mínimo de reuniões por ano para a região
Uma reunião anual de todas as regiões
3. participação dos integrantes: este é um ponto básico da proposta. Supõe a participação de todos em alguma função, que seja em rodízio.
A referencia para participação deve levar em consideração as 4 áreas da Rede, e deve se preocupar também, além de atender às necessidades, ir de encontro ao interesse/vocação da(o) associada(o).
A área 1 cada regional desenvolveria independentemente.
O mutirão é uma prática a ser reproduzida nas regiões, por seu caráter educativo e de aproximação.
A área 2, de interação com os produtores, poderia ser uma parte em que as regiões estariam trabalhando complementarmente, juntas. Assim por ex. Itaipava continuaria acompanhando o Brejal e isto atenderia a Rede Ecológica como um todo, ou pelo menos a zona sul/norte.
Os produtores da zona oeste estariam sendo acompanhados pela região, mas auxiliariam neste mesmo sentido.
A área 3,voltada para formação/comunicação poderia contar com integrantes das variadas regiões, de acordo com o interesse.
A área 4, dos movimentos sociais teria uma ênfase sobre o local, mas as regiões estariam integradas como uma só em lutas mais amplas.
4. a escolha de pequenos produtores quanto mais locais melhor como prioridade nas compras
Desenvolvimento de relações próximas com os produtores
Desenvolver cada vez mais uma metodologia de aproximação. O agroturismo teria um papel importante para esta aproximação, incluindo uma ênfase de trabalho conjunto, visível nos mutirões.
Quando o abastecimento do núcleo é principalmente através de uma feira, se inserir na gestão da feira, para participar enquanto representação de consumidores.
Importante se entender melhor a dinâmica das feiras ecológicas
.
5.A inserção da região dentro de um movimento social
importante que seja uma questão que o núcleo desenvolva. Assim como os núcleos da zona oeste trabalham ao redor da Rede Carioca de Agricultura urbana, em Itaipava há uma interação com o movimento da economia solidária, assim cada núcleo deverá estar pensando estas coisas.
6. ênfase às várias formas de redução de consumo /reaproveitamento
Utilização das sacolas, encaminhamento adequado das embalagens utilizadas
ênfase ao granel
7.não à revenda
8. adesão às cartas semanais, no sentido de enviar sistematicamente relatos sobre questões consideradas importantes, mantendo o registro e a história de todas as regiões
A catalogação continua, contando com integrantes de todos os regionais ao longo do tempo e de acordo com as necessidades
_____________________________________________________
Novos núcleos da região não seriam automaticamente núcleos da Rede Ecológica. Precisariam ter um tempo onde estas questões fossem aplicadas, para se tornarem integrantes da REde Ecológica
O papel do curso de capacitação para formação de novos grupos de compras coletivas agroecológicas
Em 2016/2017 certamente será muito importante a participação de representantes de todas as regiões no curso