Blog

Calendário de Luta para o próximo período da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos

Companheiras e companheiros que constroem a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos em todo o Brasil,

Na avaliação da conjuntura realizada pelas organizações que compõem o grupo operativo da Campanha, foi indicada a necessidade de nos envolvermos na grande movimentação política para o ano de 2016. No cenário que se aponta, seguimos lutando para avançar com o lançamento do Pronara, mas ao mesmo tempo buscando não retroceder na questão do PL3200. A cena política altamente instável faz com que não tenhamos outra alternativa senão seguir pressionando com a nossas pautas. O agronegócio, mesmo com a queda do preço das commodities, segue avançando.

Neste sentido, gostaríamos de socializar com os comitês e organizações a agenda de atividades que consideramos importantes que a campanha participe, no sentido de construção de uma unidade que se faz urgente na atual conjuntura:

8 de março: Dia de Luta das Mulheres. Movimentos Sociais abordarão temáticas como: mineração, agrotóxicos e as violações dos direitos das mulheres pelo agronegócio.

31 de março: Jornada Nacional de Lutas da Frente Brasil Popular. Campanha deve se somar, trazendo a pauta do PRONARA e contra o PL3200.

05 de abril: Dia de luta pelo Programa Camponês, um programa de crédito em contraponto ao PRONAF. Haverá ações nos estados em Brasília coordenadas pelo Movimento dos Pequenos Agricultores.

07 de abril: Dia Mundial da Saúde e Aniversário de 5 anos da Campanha. A pauta será contra o uso de agrotóxicos no combate ao Aedes Aegypti e pelo saneamento básico. O detalhamento desta atividade segue em outra circular.

Mês de maio: Reunião da nossa Coordenação Nacional, com participação de todos os comitês e organizações que compõem a campanha. Data a definir.

Julho/Agosto: 15º Jornada de Agroecologia, um dos maiores espaços de promoção da agroecologia no Brasil. Este será realizada no município da Lapa-PR, e a campanha deverá participar ativamente. Data a definir.

Além disso, durante o ano estarão ocorrendo várias ações relativas à Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), cujo tema é o saneamento básico, e onde podemos nos somar no debate relacionado ao uso de agrotóxicos no controle dos vetores de doenças.

Esta circular segue em anexo para impressão.

Desejamos um bom trabalho a todas e todos,

Em alguns dias as orientações quanto ao 7 de abril, aniversário da Campanha.Circular 02 – Calendário de Lutas