Blog

Relato da reunião do núcleo Humaitá

O relato é de Tânia Franco::”Fizemos no sábado,14/05, após o mutirinho, uma reunião no Núcleo Humaitá, onde estiveram presentes Brígida, Enio, Joana, Marta, Davi e Irene, Larissa , Marcos, Lúcia, Gustavo e eu, Tânia. Nossa primeira e principal notícia foi anunciar a chegada à família Rede Ecológica de Kai (que significa Oceano), filho de Gustavo e Jordana. Uma alegria para nós todxs.

DOAÇÃO À COOPATERRA – Comunicamos também que a Coopaterra – a cooperativa que auxilia os agricultores do Assentamento Terra Prometida, em Tinguá, produtores que eu acompanho e que nos fornecem aipim, cítricos, polpas de frutas…está solicitando doações para a construção de um espaço que possa abrigar a cooperativa que, hoje, já atende a cinco comunidades, sendo 4 assentamentos e um acampamento. Deixamos uma lista de adesões com a Joana, e os interessados em contribuir poderão procurá-la para assinar. Optamos por coleta por núcleo, sob a responsabilidade de uma pessoa, em principio o responsável pelas entregas ou pendencias.

ATO CONTRA A MONSANTO – Convidamos todxs xs cestantes a se unirem ao ato que será realizado contra a MONSANTO , sábado, dia 21/05, a partir das 15h no Largo do Machado. É um momento em que, em dezenas de países, as populações se unem para manifestar seu repúdio à ação criminosa dessa companhia que tem como principal função envenenar, contaminar e destruir ecossistemas em todo o mundo com seus agrotóxicos, pesticidas e demais produtos químicos letais à vida . A Rede Ecológica tem estado presente nessas manifestações, ajudando a combater essa empresa, que deve ser alvo constante de nossa indignação.

COMISSÕES – Após conversarmos sobre nossas demandas mais imediatas, vimos que seria necessário termos um responsável pela consolidação de toda a contabilidade do núcleo. Patrícia assumirá essa função, em substituição à Jana, que está impossibilitada de continuar o excelente trabalho que fez à frente dessa função, tendo acumulado também a responsabilidade pelo fechamento semanal de cada entrega. Esse fechamento ficará a cargo de Enio, que já ajudava a Jana nessa função, que agora será compartilhada por Lucia e Larissa, fazendo um revezamento aos sábados. Davi irá integrar a comissão do Fundo Rotativo, ajudando Brígida a implantá-lo. Vimos também a necessidade de um acompanhante para a Família Freitas, que nos fornece produtos de limpeza. Gustavo ficou com essa função.

DEVOLUÇÃO DOS VASILHAMES DE 5 LITROS DA FAMÍLIA FREITAS – Teremos que descobrir formas de garantir que os vasilhames de 5 litros sejam devolvidos para reaproveitamento. Fica inviável oferecer um produto quando seu vasilhame custa quase a metade do valor final sem cobrar por ele. Sugestões serão bem vindas.”