Blog

Acompanhante da Cooperativa da Praia Vermelha se apresenta

Relato da reunião realizada na Cooperativa Praia Vermelha elaborado por Pâmela (Vila Isabel) com contribuições de Marta Kummer(Humaitá)

“Foi realizada, dia 7 de junho às 10 horas, uma reunião na Cooperativa da Praia Vermelha tendo como objetivos principais a apresentação de Pâmela (Núcleo Vila) que fará o acompanhamento ao produtor no lugar da Marta (Núcleo Humaitá) e levantamento de questões de ambas as partes. Participaram: pela Cooperativa – Vera Lobato, coordenadora, e Marina, integrante da equipe administrativa; pela Rede Ecológica: Renata Aderne, coordenadora do acompanhamento aos produtores de secos, Marta e Pâmela.

Pontos abordados:

-Apresentação da Pâmela como nova responsável pelo acompanhamento ao produtor

-Fornecimento de produtos a pessoas que não são da cooperativa

-Consumo dos produtos frescos pela cooperativa, funcionários e pacientes

-Problemas para o acesso ao núcleo da Urca

-Dificuldades que a cooperativa está enfrentando

-Etiquetas dos pacotes de biscoitos

-Problemas por dificuldade com os prazos

-Fornecimento de manteiga orgânica

A reunião começou com a apresentação da Vera a Pâmela que será a nova responsável pelo o acompanhamento ao produtor.

Foi levantada a questão da irregularidade da utilização da associação da Cooperativa para compra de produtos para o Marcos, amigo da Vera, que confecciona produtos comercializados em um estabelecimento e na feira do bairro. Renata informou que não seria adequado este consumo porque a associação tem valor reduzido e se destina aos integrantes da Cooperativa . Foi apresentada a possibilidade de suspensão do produtor devido a este fornecimento. Vera informou que não tinha conhecimento da gravidade da atitude que estava tomando e informou que tinha fornecido os produtos com boa intenção para ajudar ao amigo, mas que não continuaria fornecendo.

Foi explicado que o mais indicado a princípio seria a solicitação por parte do Marcos para um cadastro como cestante. Seria a forma mais simples de adquirir os produtos. Uma segunda opção seria se tornar um produtor da Rede, um processo mais complexo pois envolvem muitas etapas e seria uma possibilidade futura. Outra possibilidade sugerida pela Renata foi a divulgação dos produtos do Marcos, mas antes haveria uma avaliação da forma em que esta poderia ser feita, já que a intenção da Vera seria ajudar ao amigo.

Outra questão levantada foi o não consumo dos produtos frescos pela cooperativa e por pessoas que são da cooperativa, o que não é interessante. Porém, Vera apresentou o problema que eles enfrentam em relação a logística. Somente ela busca os produtos no Núcleo da Urca, as entregas são aos sábado, dia que a cooperativa não funciona, o local não é de fácil acesso para ela e além disso grande parte dos pacientes e funcionários não moram na região. Esses pontos são os que mais dificultam o consumo dos frescos.

Após a apresentação desta dificuldade, Vera perguntou se haveria um outro núcleo que auxiliasse na logística da cooperativa. A sugestão apresentada, para a partir do mês de agosto, seria a mudança para o Núcleo do Humaitá, se possuir vagas, e quando surgisse vaga no Núcleo de Botafogo, este mais próximo de uma estação do metrô, o produtor mudaria novamente. tirar

Existe uma dificuldade por parte da cooperativa em acompanhar os prazos para solicitação dos produtos de secos. No mês de maio o pedido foi solicitado após o período e no momento em que foram retirar os produtos perceberam que dos 20 kg de castanhas do pará e 11 kg de açúcar, somente 2kg e 900g de castanha estavam disponíveis. Ficou combinado de buscarmos mais informações sobre o caso. As possibilidades seriam, se estes produtos estariam separados em outro local ou se realmente vieram faltando. eu acho que este item está problematico, eu tiraria, porque nós temos é que cumprir a regra de não aceitar quem pede atrasado. ou se explica tudo isto ou tira o item

Vera apresentou alguns problemas que estão afetando diretamente a cooperativa:

· No momento estão com 4 estagiários, porém estes se mostram desmotivados e com isso existe uma rotatividade e os que estão no momento acabam não cumprindo com os compromissos de horário, o que dificulta o serviço.

· O Pinel está passando por uma fase de esvaziamento com o fim de alguns projetos. No andar que a cooperativa está localizada, no momento só eles estão ocupando e com isso os pacientes estão sendo afetados com esta “solidão”/ isolamento.

· No momento somente 1 paciente está fazendo os biscoitos pois os outros estão sentindo dificuldade de fazê-los após a retirada do ingrediente Maizena. Este que faz os biscoitos sofre por ansiedade e com isso se exige demais para que os biscoitos fiquem com um formato perfeito. Os outros pacientes por sua vez não ficam satisfeitos pois não conseguem fazer os biscoitos tão perfeitos.

· Estão enfrentando problemas por falta de recursos financeiros. A solução foi colocar um valor superior nos produtos para poder repor esta falta de recursos. No momento abriram um café na entrada da cooperativa para incentivar os pacientes, comprometendo-os com um horário de funcionamento e captação de recursos. Não recebem doação fixas de instituições, porém preferem permanecer desta forma pois acreditam que se receberem podem haver mais questões futuras.

Renata apresentou um tipo de cota explicar melhor – talvez falar contribuição que já existe na Rede e muitas vezes auxilia aos produtores no momento de necessidade para a compra de equipamentos. É um tipo de alternativa existente e que eles podem ser ajudados pela Rede.

Outro ponto apresentado é a etiqueta dos pacotes de biscoitos. No momento, não existe a identificação de qual ingrediente é orgânico e esta não é tão legível. Ficou-se de verificar na Rede se alguém poderia ajudar na confecção de uma nova etiqueta, mais legível e com a identificação sugerida. (no interim, a associada Ruth Freihof (Santa), designer, se prontificou a colaborar neste sentido eu acrescentaria

Vera apresentou o desejo de adquirir manteiga orgânica sem sal para a confecção dos biscoitos, pois já observou que não está disponível no sistema. A ideia seria ver com o mesmo produtor que fornece para o produtor do Ghee se teria condições de fornecer para a Cooperativa também. Renata se colocou a disposição de fazer o contato com o produtor da manteiga.”