Blog

Notícias do CONSEA-Rio

Noticias do Consea-Rio relatadas por Cleo Carvalho (Botafogo)

“Estavam presentes: Robson, Cleo, Valdirene, Lucas, Bernadete, Thais, Natália, Leonel e Adriano.

1) Cartografia social – Robson enfatizou a necessidade de manter a essência da Cartografia. Os dados vêm dos agricultores e têm que ficar com eles. Comentamos das tentativas de captação de recursos e por enquanto formulamos 5:

1. Como já anunciado, foi feito o contato com o Renato Cinco e Reimont sobre criar uma frente parlamentar e parece que seria necessário juntar mais 15 vereadores para a criação desta Frente. Temos somente 2 por enquanto. Achamos essa possibilidade um pouco remota no momento atual por causa das eleições. Por isso, não descartamos, mas “congelamos” esta opção para ir para a próxima:

2. Recursos da Sub-G: teríamos que transformar o Termo de Referência em um projeto para ser apresentado com justificativas, objetivo, pedido, capa com logo, imagem do CONSEA RIO, etc. Natália da UERJ possui experiência em projetos e se prontificou a pesquisar formas de elaborar e sugerimos a Alice e Glauce para unirem forças nesse sentido.

3. Uma alternativa também foi suscitada pelo Leonel sobre a possibilidade de haver algum recurso da Secretaria Ambiental para nos repassar, proveniente de compensação ambiental. Ele conversará sobre isso com o Julio Cesar.

4. Uma quarta alternativa de obter recursos seria por edital, como foi sugerido outrora, no entanto, como seria mais demorado e complexo, deixamos esta hipótese como a mais remota.

5. Finalmente, vislumbrando uma inusitada alternativa de obter recursos, que nos daria independência da verba pública, seria o Crowdfunding. Esta modalidade de obtenção de dinheiro está muito na moda, cujo termo em inglês nada mais é que a famosa “vaquinha”.
Investiríamos em uma campanha muito bem elaborada, pedindo doação para pessoas e instituições parceiras para alcançarmos nosso objetivo e realizarmos a cartografia. Cleo e Valdirene ficaram de pesquisar como isso é feito, procurar agências que se disponibilizam a anunciar e administrar o dinheiro doado. As agências cobram uma porcentagem em cima do valor total pelo serviço. O dinheiro é devolvido aos doadores caso a meta não seja atingida.

2) Planejamento da CT1:

Robson comentou da nossa pouca autonomia e para nos fortalecer como instituição, e não como pessoas somente.
Carregamos uma força muito grande pois cada um dos integrantes vem representando uma instituição, e podemos aproveitar essa personificação legítima. Isso serviria, por exemplo, para adquirirmos suporte financeiro para a nova captação de recursos através do crowdfunding.

Ano de 2016:

OUTUBRO – Semana de Alimentação Carioca – dias 16 a 21

Thaís irá procurar elaborar uma intervenção da ANVISA na SAC e comentou da possibilidade de trazer uns agricultores de Teresópolis.
Pensamos em fazer oficinas de conscientização sobre Boas Práticas e Oficina Sensorial para os agricultores convidando técnicos da ANVISA, ABIO, SEBRAE…
Para a oficina de Boas Práticas, achamos interessante usar a cozinha do INAD, que cabe bastantes pessoas (aprox. 40). Thaís verificará a possibilidade.

Domingo dia 16/10 – Divulgação da SAC/SAN – Intervenção lúdica nas feiras. Leonel sugeriu comprarmos fantasias dos legumes/frutas como já foi feito, para atrairmos atenção do público.

2ª f – Encontro dos Agricultores – Berna salientou que 2ª feira é o melhor dia para os agricultores pois não há feira. Como a UERJ está nesta situação crítica de greve, achamos melhor não contar mais com esse local em agosto. Achamos o Clube da Prefeitura e até mesmo a Prefeitura locais adequados (as oficinas poderiam ser feitas na parte externa onde é a feira de artesanato e as palestras, no auditório).
Iremos customizar camisetas, ecobags, canecas, canetas, tudo com pegada sustentável. Tentaremos manter também o Café na Roça neste dia.
A CPT1 decidiu unificar todas as atividades na 2ª feira, numa parte do dia.
Recursos utilizados (cálculo para aproximadamente 100 pessoas): aluguel de 4 vans para os agricultores, alimentação, registro e pessoal (fotografia, registro das imagens…Berna sugeriu o Núcleo Piratininga que faz um trabalho ótimo), material de escritório (aprox. 150 – pilot, papel pardo, bloquinho reciclado, canetas…), ecobags, camisetas e aluguel de 6 barracas.

3ª feira – Ação da Câmara 2 na feira orgânica de Laranjeiras.

6ª f – Ação da Câmara 2 na feira orgânica de Laranjeiras.

NOVEMBRO – pensamos em fazer mais uma oficina de Boas Práticas no dia 7 (2ª f) no INAD entre às 9h e 16h criando “estações” como: compotas, esterilização, higiene de vegetais e frutas e rotulagem e embalagem. A Rede CAU, VISA e UERJ se encarregarão disso.

DEZEMBRO – 2ª terça feira dia 13/12: Planejamento da Cartografia Social (esperamos que neste mês já tenhamos o recurso necessário). Será na Reunião Ordinária da CT1 das 9:30h às 12h.

3) Planejamento Câmara 2017:

JANEIRO – desenvolvimento, início do ano;
FEVEREIRO – PNAE, seminário envolvendo prioritariamente as escolas e Oficina de Cartografia Social (até lá imaginamos que a CS esteja bem avançada).
MARÇO – Oficina de CS;
ABRIL – Tira-Caqui em Vargem Grande dia 21/4, 6ª feira (feriado). Oficina de CS.
MAIO – Oficina CS e avaliação dos 10 meses de trabalho realizado na CPT1 e Oficina de Segurança Alimentar. Thais lembrou da