Iniciamos a primeira parte da apresentação do relato da IV assembléia Regional, que aconteceu na Casa Anitcha no dia 31 de julho de 2016. O relato é de Adelina Araujo (Botafogo):
“IV assembléia regional (zona sul e norte)
Presentes: Miriam e Lúcio (Urca), Tânia, Brígida e Eva (Humaitá), Rosângela, Ana Carmelita e Luana (Niterói), Júlia (Santa Teresa), Adelina (Botafogo), Ariel, Pâmela e Lígia (Vila Isabel), Elizabeth (Nova Iguaçu), Denise (Itaipava) e Annelise Fernandez (Vargem Grande), num total de 16 pessoas.
1 – Informes:
1.1. . Tânia e Miriam foram convidadas para a Mostra Cultural que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de agosto em Miguel Pereira, momento em que o filme “Campo e Cidade se dando as mãos”, dirigido pelo Noilton Nunes, vai ser apresentado e haverá uma mesa redonda em que participarão.
1.2. Eva comunica que está saindo da comissão de logística, mas vai continuar dando apoio até que outra(o)s associada(o)s assumam a função. A Comissão Gestora agradeceu o apoio dado pela Eva em sua participação.
1.3. Foi comunicado também que Ana Carmelita entrou para a comissão gestora, e que a Rosângela ficará como suplente.
1.3. Projeto de Agrônoma(o) Residente:
– O estabelecimento do convênio entre a Rede, a ASPTA e a Universidade Rural, já bastante divulgado e discutido, está em fase de conclusão. A(o) Agrônoma(o) a ser contratada(o) por edital não será obrigatoriamente da Rural e deverá ter de 1 a 2 anos de formado porque o contrato será de 1 ano renovável por mais 1 ano.
– Os produtores alvo (inicialmente) do projeto são os produtores dos assentamentos de Marapicu, Campo Alegre e o MPA (Movimento de Pequenos Agricultores), além da feira da roça.
– A verba que a Rede Ecológica já disponibilizou é de R$7000,00, provenientes do fundo rotativo (3%). Esta retirada fará com que ainda restem aproximadamente R$10000,00 na conta (fundo). A captação dos R$5000,00 que ainda faltam para poder contratar a(o) residente (a garantia dos seis primeiros meses) será feita via campanha/coleta, a ser veiculada dentro e fora da Rede (via Facebook). Existe uma possibilidade futura de captação de recursos através de crowdfunding, inclusive internacional.
– A(o) Agrônoma(o) fará parte da equipe da ASPTA, e será acompanhado por uma comissão de voluntários da Rede Ecológica, que ajudarão tanto na parte da produção e do estimulo a grupos de consumo. Acontecerá uma reunião com a Emater, Universidade Federal Rural em breve para apoio do projeto.
Ficou enfatizada a importância do núcleo de Nova Iguaçu de integrar esta comissão, e apoiar esta(e) residente. Lúcio (vivencias rurais), Edu (água e agrofloresta), Léa e Christian, (apoio a manejos inovadores na agroecologia) Rose Gomes (economia solidária) são algumas pessoas que integram a comissão.
Para a parte do estímulo ao surgimento de novos coletivos de consumo, planeja-se a realização do II Curso de Capacitação para formação de grupos de compras coletivas agroecológicas, nos primeiros meses de 2017.
Conversamos sobre o local em que este curso deve acontecer, tendo ficado enfatizada a necessidade de ser no Rio de Janeiro, para facilitar para pessoas que vem de longe. A ideia é que seja um curso que aconteça no final de semana, e aí é visível a dificuldade de conseguir um espaço adequado.”
(continua na próxima carta)